CANOAS | Oficiais da BM em curso de policiamento ambiental são recebidos em estações de tratamento da Corsan

Clique para ouvir esta notícia

Um grupo de 15 oficiais da Brigada Militar (BM), que realiza o curso de especialização em Policiamento Ambiental da Academia da BM, participou nesta terça-feira, 7, do Programa Portas Abertas da Corsan. A atividade fez parte da disciplina de Gerenciamento de Recursos Hídricos. Os oficiais conheceram os procedimentos realizados na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco e na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Mato Grande, em Canoas. Eles foram acompanhados na visita pela diretora de Meio Ambiente da Companhia, Liliani Adami Cafruni.

“Não é a primeira vez que realizamos essa parceria com a Brigada Militar, sempre muito produtiva. Essas visitas nos permitem apresentar cada etapa do percurso da água, desde a captação no rio para tratamento, até chegar aos nossos clientes. Também são destacadas as 372 análises laboratoriais feitas para garantir a qualidade da água”, diz a diretora.

Monitoramento à distância

Os participantes também conheceram o Centro de Operações Integradas (COI), em Porto Alegre. O Centro utiliza tecnologia avançada para monitorar à distância e em tempo real os sistemas de abastecimento nos 317 municípios atendidos pela Companhia.

“É muita tecnologia empregada para a água chegar a cada casa, com vários profissionais trabalhando, 24 horas, para garantir o abastecimento com qualidade”, ressalta Vinicius de Moraes Faustino, gerente do COI.

O major da Reserva Remunerada da BM e professor da especialização, João José Corrêa da Silva, enfatizou que a parceria com a Companhia é essencial para a formação dos oficiais:

“É muito produtivo e faz toda a diferença que esses oficiais, que estarão em diferentes cidades do Estado, entendam todos os processos. Nós, como sociedade, também somos responsáveis pela preservação dos recursos hídricos, e com a visita, conseguimos entender como fazemos parte desse sistema”.

Visitas guiadas

No mesmo dia, a visita às instalações da Corsan foi feita pelas recicladoras parceiras da Coopertec, Coopersol, Renascer e Resisul – cooperativas e empresas que fazem reciclagem. Elas foram acompanhadas por representantes da Secretaria de Meio Ambiente de Canoas e também conheceram os processos de tratamento, que reforçam o compromisso da Corsan com a sustentabilidade e o uso responsável dos recursos naturais de água.

As visitas às instalações da Companhia em Canoas podem ser agendadas pelo e-mail jaison.bellissimo@ambientalmetrosul.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore