Canoas pode entrar em COLAPSO IMEDIATO no transporte coletivo

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Se existe uma certeza para todos, é que um governo tem que manter o sistema da cidade funcionando, quer seja saúde, segurança, educação ou transporte, entre tantos outros que compõem a engrenagem e fazem com que a vida de uma comunidade funcione corretamente.

O transporte é fundamental para os menos abastecidos, dele as pessoas se deslocam para seus trabalhos, buscam segurança para se deslocar, levam pessoas para as escolas e, principalmente, as que precisem procurar as casas de saúde para buscar socorro se estiverem com alguma enfermidade.

Usei o exemplo acima, sobre o transporte, porque avisamos em matéria anterior (veja o link abaixo) que Canoas entrará em um colapso imediato em nosso transporte coletivo, os funcionários irão parar, eles estão assustados com o rumo que as coisas estão tomando. O texto não é para discutir quem tem razão, mas é preciso ter cuidado com o andar da carruagem. Não se pode adiantar um processo que é para o final do ano, a tal licitação. É preciso cuidado na comunicação dos fatos, o alarde causa pânico e o pânico causa medo.

Sim, os funcionários estão com medo de perder seus empregos, é preciso um grande coletivo de discussões que prepare o assunto, explicando melhor a situação para todos. Tem que se ter cuidado com falas ao vento, não se pode praticar a política do cobertor curto, que se destapa os pés de alguns, para cobrir a cabeça de outros.

Ontem, no Prefeitura na Rua, tivemos mais um capítulo que acelerou os coletivos para uma confusão imediata, ex-funcionários fizeram protestos tendo sido atendidos pelo Prefeito Jairo Jorge. O mandatário marcou audiência com os trabalhadores para a próxima terça-feira (13) para uma solução sobre o fato. Vamos ver quem será convidado para a audiência no Paço Municipal, seria salutar convidar todos, empresa, governo, sindicato dos funcionários, representantes dos ex-funcionários, sentarem e achar uma solução para o problema que pode parar o sistema de transportes coletivo em Canoas.

Estamos avisando, falas ao vento provocam furacões, a licitação é em dezembro, já existem pessoas dizendo que tem até empresa para substituir a Sogal.

Como assim? Em uma licitação não existe empresa definida, isso só será conhecido no dia da abertura dos envelopes, pelo menos é assim que se faz em uma licitação séria.

O QUE JAIRO FALOU SOBRE O PROCESSO ONTEM

O prefeito Jairo Jorge falou sobre a questão dos ex-funcionários e, também, sobre a licitação em dezembro. A fala foi a seguinte:

Vejam aqui, o transporte coletivo, os nossos ex-funcionários da Sogal que foram demitidos, que não receberam suas ações e suas indenizações, é justa a manifestação deles, porque a empresa tem que fazer a parte dela. Pagar os direitos trabalhistas é uma obrigação, infelizmente não os faz. Todos sabem que sou crítico a empresa Sogal e se Deus permitir nós já estamos trabalhando em uma licitação, sendo assim, até o final do ano nós teremos novas empresas. Isso irá gerar mais empregos, sabem porque teremos mais empregos? Porque em Pelotas, hoje, tem mais de 240 ônibus e nós, aqui em Canoas, estamos atendendo com 120 no máximo, agora estamos operando com 100. Façam uma conta, se nós tivermos operando com 200 ônibus, pois Canoas é maior que Pelotas, o que significa isso? É o dobro de empregos que nós temos hoje, porque nós temos poucos ônibus que geram poucos empregos. Portanto nós precisamos de mais ônibus, sabem porquê? Porque a população precisa de um transporte melhor.

Quantas vezes os motoristas e cobradores recebem críticas e eles não tem nenhuma responsabilidade, pois não são eles os responsáveis. Muitas vezes quando o ônibus quebra, quando falta, ou por falta de dinheiro para óleo diesel, ou porque não se pagou os salários. Queria lembrar os trabalhadores que aqui estão, que quando eu assumi a Sogal estava há 15 dias em greve, desde lá a Prefeitura tem aportado, só para os senhores saberem, a Prefeitura coloca todo mês R$ 1 milhão para a gente poder pagar as passagens. Todas as passagens do senhor e da senhora que é aposentado, tem 60 até 65 anos, antigamente quem pagava era o usuário hoje não, é a Prefeitura que paga essa passagem. Pessoa com deficiência, é a Prefeitura que custeia a passagem. Hoje, a meia passagem do estudante quem paga é a Prefeitura e a segunda passagem quem paga, também, é o poder executivo.

Esse R$ 1 milhão, vejam, são R$ 12 milhões que estamos colocando, isso foi fundamental para não atrasar os salários, que frequentemente estavam atrasando, mas a empresa precisa fazer sua parte.

Então, eu quero me colocar à disposição dos trabalhadores para juntos buscar com a área jurídica da Prefeitura, com a área jurídica do sindicato e com a área jurídica dos trabalhadores, para a gente enquadrar, para que a empresa cumpra suas obrigações, pague as rescisões aos seus servidores, tem bens que podem ser leiloados, inclusive pessoais, exatamente para que isso se cumpra. A Prefeitura irá ajudar, também, buscando até na justiça, o executivo está fazendo sua parte, não podemos colocar mais, já estamos colocando R$ 1 milhão, mas para onde é que está indo o dinheiro? Vamos apurar isso direitinho. Não tem condições de pagar as indenizações, então, vamos ver isso com o juiz. E, se for preciso a Prefeitura aparta o dinheiro e paga direto os trabalhadores, mas só com o juiz né? Eu não posso fazer pela minha cabeça, vocês sabem, mas tenho certeza que o juiz será sensível, a Justiça do Trabalho sempre é muito parceira do trabalhador. Mas, tenho certeza que nós somando forças iremos chegar lá. Agora, todos nós vamos convir, que essa empresa está há mais de 50 anos e chegou o seu fim né? ”, concluiu Jairo Jorge.

EXPECTATIVA E A REALIDADE

A primeira grande conclusão de tudo isso, já havíamos alertado, a licitação é em dezembro, temos no mínimo mais seis meses com os serviços da Sogal em nossa cidade, até lá as pessoas irão precisar se locomover. A política do descamisar não pode ser aplicada, onde se tira de um para dar para outro, é preciso não atrasar, novamente, os salários dos trabalhadores na ativa. Voltando a isso, estaremos retornando ao círculo vicioso, a empresa atrasa, os trabalhadores param, a Prefeitura socorre, você já viu essa história.

Os ex-funcionários, com justa razão estão na justiça, assinaram acordos com a empresa e vincularam os pagamentos aos leilões, como são grandes imóveis existem dificuldades de execução e venda. O acordo, também comtempla, que cada dia atrasado gera 1% a mais de juros em cima do montante que cada trabalhador tem a receber. O processo trabalhista está sendo conduzido pelo judiciário, hoje existem parcelas atrasadas do processo. Para isso as empresas estão destinando seus ativos, não da Sogal, mas de outras do grupo. Fala-se que entra R$ 1 milhão mensalmente no processo, os quais são justamente para pagamento de indenizações dos acordos. O processo não é insolúvel, como estão afirmando, o que ocorre: os funcionários estão insatisfeitos com a solução que o juiz deu, sendo assim, eles querem que bloqueiem o sistema de bilhetagem eletrônica da empresa, o dinheiro oriundo da Prefeitura, por não concordarem com a decisão do judiciário, que é técnica e que mostra que eles irão receber seus direitos rescisórios. A expectativa de pagamento prevista pelo processo é de que a quitação total da dívida com os ex-servidores da Sogal é de um a um ano e meio. A empresa diz, que as compensações dos ex-funcionários com o atraso são grandes, teve funcionários que dobraram praticamente as suas verbas rescisórias só com as multas e juros.

Por isso, é preciso cuidar de não descamisar os funcionários da ativa, a Prefeitura cabe manter o transporte coletivo funcionando, ao judiciário cabe fazer valer o pagamento da dívida com os ex-funcionários. Existem garantias, mesmo com a saída da Sogal do transporte em dezembro, são os imóveis alienados ao processo, um dia as rescisões serão pagas.

Só quem não deve nada para ninguém é que não deve ser punido, a POPULAÇÃO DE CANOAS.

 

COMPAREM OS NÚMEROS DE PELOTAS E CANOAS NO TRANSPORTE

Pesquisamos os números, e descobrimos as comparações entre Canoas e Pelotas no transporte, Pelotas é uma cidade atendida por um consórcio de empresas, com 142 ônibus.

Vamos pensar desta forma, Canoas é muito mais atendida em quantidade de ônibus, se formos considerar que Canoas tem a influência de outras empresas metropolitanas como, por exemplo: Transcal, Consórcio CMT, Trensurb, Via Nova, entre outras como Central e Real Rodovias que passam pela BR-116.

NÚMEROS

Pelotas | 142 ônibus para transportar 75.000 passageiros, significa que cada ônibus transporta 528 passageiros/dia

Canoas | 101 ônibus para transportar 45.000 passageiros, significa que cada ônibus transporta 445 passageiros/dia

Um alerta | É preciso estudar muito bem quando se pensa, e diz, colocar mais de 200 ônibus em circulação em Canoas, será que a cidade suporta e precisa disso? Não seria melhor, realizar mais com menos?

Explico, mais eficiência e menos custos, 200 coletivos a mais podem sangrar os cofres da Prefeitura, talvez, com menos coletivos e uma fiscalização efetiva o sistema funcionaria muito melhor. Se o problema é mais emprego que se invista em controle de qualidade do sistema, contratando gente para fazer a empresa, ou empresas, a cumprirem o combinado para o que foram contratadas.

É importante saber com o está, hoje, a Secretaria de Transportes, será que temos técnicos qualificados em transporte público? Pois a situação exige pessoas com competência no assunto.

 

LEIA O ALERTA QUE FIZEMOS DIAS ATRÁS

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4 Respostas

  1. Acho que a sogal é tratada com muito carinho seja pela prefeitura seja sindicato seja midea no geral uma vergonha essa sogal não pagar nós do acordo em dia ou aquela ações que ja tiveram causa ganha e até hj não pagaram.
    Acho que a prefeitura,justiça do trabalho,sindicato todos tem parcela de culpa pois só a SOGAL consegue perder varias causas trabalhistas e não pagar aqui em canoas os biazus é quem manda

  2. Poisé isso e conta do Governo que articulou todos vereadores para aprovarem a prorrogação da sogal .Mesmo governo que articulou fim foi Automóvel em canoas .Tudo pra defender os interesses de empresários.Agora Tentando arrumar o que sabia que ia dar errado.400 ex funcionários fizeram acordos e não receberam .
    O jogo já tá pronto no tabuleiro em dezembro a urbana de Cachoeirinha da família aterriza em canoas

  3. Uma coisa e certo trabalhei tenho q receber…. Alguém trabalha por esporte se eu tenho um acordo significa q estamos de acordo e e isso …. Hoje trabalho em outra coisa e tô feliz agora…. Quanto trabalhava lá até doente a pessoa fica não recebe não tem dia … A hora era a hora q eles bem achassem em notas de 2 reais. 5 e 10 reais o pagamento…, E hoje e o contrário 8 meses sem receber e jornalistas e tudo mais achando q o meu direito não e direito… Vô protesta falo a verdade….gostem ou nao

  4. Essa matéria tem muita informação equivocada. Em primeiro lugar a manifestação dos ex funcionários nada tem haver com processo de licitação. Os ex funcionários estO reivindicando o pagamento de suas indicações que estão há meses em atraso. Segundo ponto é que o acordo não foi feito pra ser pago com os imóveis que estão a venda. Os imóveis foram garantias de pagamento dos acordos em caso de atraso, ou seja, atrasou, o imóvel dado como garantia vai a leilão. O correto seria a é presa cumprir com o acordo das rescisões que foi parcelado para facilitar o pagamento por parte da empresa. Funcionários que dedicaram uma vida a empresa se humilham para receber parcelas que são de direito. Não é tirar de um para dar ao outro e sim cumprir com a verbas rescisórias devidas!! Antes de publicar uma matéria com tantas informações inverídicas, acho que deveriam buscar atualizações. Casos de ex funcionários que morreram infartados por não conseguir pagar suas contas devida a falta de responsabilidade dessa empresa. Alguns perderam tudo o que tinham. Isso é uma vergonha. O acordo tem sim garantias, e uma delas é o bloqueio do cartão teu que nunca foi bloqueado. Está no acordo que em caso de atraso a empresa autoriza o bloqueio para pagamento das parcelas e isso NUNCA foi feito. E sim meus caros, a empresa segue em atraso com os trabalhadores na ativa. Mas utilizar a imagem sem autorização dessas pessoas para fazer uma matéria com informações que não são de fato reais além de vincular a imagem algo que sugere licitação sendo q este não foi o motivo da manifestação, ao me ver, não parece nada ético e profissional.

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