Preocupada com o bem-estar da população feminina canoense e, também com a prevenção do câncer de colo de útero, considerado uma das principais causas de mortalidade feminina, a Secretaria de Saúde prepara o Dia D de Saúde da Mulher. A programação prevê coleta de exames citopatológicos, testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), aferição de pressão arterial, agenda de consultas ginecológicas e de planejamento familiar no Centro de Referência Saúde da Mulher além de Práticas Integrativas e Complementares. Todos os serviços acontecem no sábado dia 16 de março das 8 às 17h.
Os serviços vão ocorrer nas Unidades de Saúde (US): Mato Grande, Estância Velha, União, Praça América, Igara, Niterói, Fátima, Guajuviras, Santa Isabel e Concoban, assim como no Centro de Referência Saúde da Mulher. As moradoras de Canoas interessadas podem realizar o agendamento de segunda a sexta-feira, de 11 a 15 de março, das 8h às 17 horas, nas suas unidades.
Conforme a diretora da Atenção Básica, da Secretaria de Saúde (SMS), Hadoika Aiko Ando Lacerda, a ideia é reforçar a importância da prevenção em saúde da mulher. Ela explica que além dos exames, cada US vai oferecer uma modalidade de Práticas Integrativas Complementares, como roda terapêutica, auriculoterapia, reiki, entre outras.
Texto: Clarissa Colares
Edição: Sibeli Fagundes