Uma celebração à diversidade, mas também um ato de solidariedade e resistência. Assim será a 12ª edição da Parada Livre de Canoas, que ocorre neste domingo (15), a partir das 15h, no Parque Eduardo Gomes. Na programação do evento, apresentações artísticas e musicais, além das performances de drag queens. O local receberá praça de alimentação, com 15 food trucks, e feira de artesanato. A Secretaria Municipal de Saúde fará a distribuição de preservativos e ofertar o autoteste rápidos de HIV e sífilis, além de distribuir material informativo e de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. A atividade ocorre mesmo com chuva.
Segundo o secretário da Coordenadoria das Diversidades e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Israel Valladas, a Parada Livre deste ano tem como tema “Unidos na reconstrução”. “É uma frase que traduz perfeitamente o momento que vivemos. Após a enchente devastadora de maio, nossa cidade foi desafiada a se reerguer, a cuidar uns dos outros e a construir juntos um futuro mais resiliente e inclusivo”, afirma.
Valladas acrescenta que a parada deste ano também é um convite à reflexão sobre o papel da diversidade na recuperação da cidade. “Cada um de nós, com nossas diferenças e histórias de vida, traz uma perspectiva única para os desafios que enfrentamos. Reconstruir não é apenas sobre tijolos e cimento; é sobre reconstruir laços, fortalecer nossas conexões e garantir que ninguém fique para trás, especialmente aqueles que historicamente têm sido marginalizados”, considera.
O secretário entende que eventos como a Parada Livre são cruciais para conscientizar sobre a luta por direitos e igualdade. “Apesar de muitos avanços, ainda enfrentamos preconceito, violência e exclusão. Este é um espaço para visibilidade, para dizer que estamos aqui, somos parte da cidade e queremos contribuir para torná-la um lugar mais justo para todos”, reforça.
Serviço
O quê: 12ª Parada Livre de Canoas
Quando: domingo (15), a partir das 15h
Onde: Parque Eduardo Gomes (Avenida Guilherme Schell, 3600, bairro Fátima)