A 19ª edição do Festival Palco Giratório Sesc leva ao Teatro do Sesc Canoas uma programação diversa e emocionante, que conecta o público a diferentes realidades culturais do Brasil. Entre os dias 20 de maio e 08 de junho, a cidade recebe três espetáculos que transitam entre o drama, a celebração da cultura amazônica e o teatro para as infâncias.
A abertura da programação em Canoas acontece no dia 20 de maio, às 19h30, com a obra “Parto Pavilhão”. Dirigida por Naruna Costa (RS), a peça mergulha no cotidiano de uma penitenciária provisória para mães, onde Rose, ex-técnica de enfermagem e detenta, auxilia outras mulheres nos partos e cuidados com os filhos. Com classificação etária de 14 anos e duração de 60 minutos, o espetáculo convida o público a refletir sobre maternidade, resistência e esperança em ambientes de privação de liberdade.
No dia 07 de junho, às 18h, é a vez da Amazônia invadir o palco com cores, ritmos e tradições no espetáculo “A Amazônia é Azul e Vermelho”, do Grupo Kboclos (AM). Vindo diretamente do Norte do país, o grupo leva ao público uma experiência sensorial que reúne dança, música e elementos simbólicos do Festival Folclórico de Parintins. A presença da Cunhã Poranga, do pajé e dos icônicos bois Caprichoso e Garantido transforma o teatro em um verdadeiro mosaico da cultura amazônica, com classificação livre e duração de 50 minutos.
Fechando a programação no Sesc Canoas, o espetáculo “Itan e Tal”, do grupo Fulano di Tal (MS), acontece no dia 08 de junho, às 16h. Voltado para crianças, a obra acompanha a menina Nati, que ao brincar com seu nome ao contrário, “itaN”, embarca numa jornada mágica de autodescoberta. Em um percurso entre passado e futuro, ela encontra suas raízes afro-indígenas e aprende sobre a importância de sua ancestralidade. Com diversas premiações no Festival de Teatro da Amazônia e no Troféu Gralha Azul, a peça é uma celebração da identidade e da imaginação, com classificação livre e duração de 65 minutos.
Os ingressos para os espetáculos estão disponíveis no site www.sesc-rs.com.br/
Festival Palco Giratório Sesc – Após 18 edições em Porto Alegre, o Festival Palco Giratório Sesc movimenta e incentiva as artes cênicas com uma programação intensa, tradicionalmente no mês de maio. O Festival integra o Circuito Nacional, realizado pelo Sesc em diferentes estados para promover a difusão e o intercâmbio cultural, consolidando a iniciativa como a maior ação do gênero no Brasil. Ao longo de cada ano, traz uma programação caracterizada pela diversidade de expressões e temáticas, qualidade de espetáculos e ações formativas com grupos de todas as regiões do País. A proposta é destacar questões presentes na contemporaneidade por meio da arte. A 19ª edição, em 2025, ocorre entre os dias 20 de maio e 08 de junho. Serão 64 sessões de espetáculos apresentados por 52 grupos artísticos – sendo 24 do Rio Grande do Sul – que tomam conta de 22 espaços culturais da Capital Gaúcha.
19º Festival Palco Giratório Sesc – Sesc Canoas
20/05 (Terça-feira)
Parto Pavilhão Dir. Naruna Costa (RS) Horário: 19h30 Local: Teatro Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) Classificação etária: 14 anos Duração: 60 minutos Gênero: Teatro Ingressos: À venda nas Unidades Sesc/RS, no site www.sesc-rs.com.br/
07/06 (Sábado)
A Amazônia é Azul e Vermelho Grupo Kboclos (AM) Horário: 18h Local: Teatro Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) Classificação etária: Livre Duração: 50 minutos Gênero: Dança e música Ingressos: À venda nas Unidades Sesc/RS, no site www.sesc-rs.com.br/
08/06 (Domingo)
Itan e Tal Fulano di Tal – Grupo de Teatro (MS) Horário: 16h Local: Teatro Sesc Canoas (Av. Guilherme Schell, 5340) Classificação etária: Livre Duração: 65 minutos Gênero: Teatro para infâncias Ingressos: À venda nas Unidades Sesc/RS, no site www.sesc-rs.com.br/