O volume de chuvas segue aumentando em Canoas. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima), desde o início das precipitações no sábado (27), até às 18h desta quarta-feira (1º), foram registrados 301,8 mm. A quantidade ultrapassa a soma das médias históricas dos meses de abril e maio, que é de 227,2 mm. Somente ao longo desta quarta, o município contabilizou mais de 40 mm.
Segundo o Eclima, o bairro Mathias Velho teve o maior volume no período, com 301,8 mm, seguido do Guajuviras (296,2), Niterói (290,5), Estância Velha (272,2), Centro (267,9), Marechal Rondon (266), Rio Branco (254,7), Mato Grande (137,2) e Igara (135,4). A média histórica de precipitações para abril e maio em Canoas é de 114,4 mm e 112,8 mm, respectivamente.
O secretário-chefe do Eclima, José Fortunati, destaca a atuação realizada pelo município, por meio das secretarias e subprefeituras. “Estamos fazendo todos os esforços para atender o mais rapidamente todas as demandas da população. Nossas equipes estão atuando intensamente e vão seguir até o fim do período chuvoso. Reforçamos com a população para evitar deslocamentos que não forem necessários. Aqueles que puderem devem permanecer abrigados. Quem precisar sair, que faça com tranquilidade. Também pedimos colaboração da comunidade, não descartem lixo nas ruas. Esses resíduos acabam prejudicando o escoamento e possibilitando acúmulos de água”, ressaltou.
Previsão do tempo
A chuva persistirá ao longo dos próximos dias. Conforme o Eclima, nesta quinta-feira (2), o dia pode começar com chuva de forte a torrencial, com potencial de mais transtornos. As precipitações persistem da tarde em diante, entretanto, perde força.
Na sexta-feira (3), o sol até aparecerá com a presença de nuvens em parte da manhã, mas no decorrer do dia as nuvens aumentam e provocarão chuva, sobretudo na passagem da tarde para a noite. Não estão descartadas pancadas em pontos específicos da cidade, com raios e trovoadas.
Abrigo
Conforme a Defesa Civil de Canoas, até o fim da tarde de quarta, 31 pessoas ficaram desalojadas e foram abrigadas no ginásio da EMEF Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho). O local fica à disposição para famílias atendidas pela Defesa Civil. Os abrigados recebem atendimento médico e de enfermagem pela equipe da Fundação Municipal de Saúde, além de acolhimento da Secretaria de Assistência Social.
Os agentes da Defesa Civil também ajudaram a população com a distribuição de lonas. Um total de 73 unidades, com 30 metros cada, foi entregue em três dias. Para solicitar os materiais, basta entrar em contato com o órgão pelo WhatsApp (51) 993225764.
Doações
A Defesa Civil está recebendo doações que serão destinadas às famílias prejudicadas pela chuva. As principais necessidades são de alimentos não perecíveis, roupas, calçados, cobertores e produtos de higiene. As entregas podem ser feitas na rua Bandeirantes, 450, próximo ao Corpo de Bombeiros, das 8h às 18h.
Emergências
Casos de emergência relacionados à chuva, alagamentos, ventos ou granizo podem ser comunicados à Defesa Civil pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, assim como ao Corpo de Bombeiros pelo 193. A Guarda Municipal (GM) de Canoas também está de prontidão nos telefones 153, (51) 3236-3888 ou pelo (51) 3236-3889. No Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), o contato é pelo WhatsApp: (51) 51 9301-4751. A necessidade de sinalização devido à queda de árvores ou alagamentos deve ser comunicada à Diretoria de Trânsito, no número 156.
32 cães são resgatados em regiões de cheias em Canoas
As fortes chuvas também colocam em risco a vida dos pets. Com o objetivo de socorrer animais que estavam em regiões que estão sendo mais atingidas pelas chuvas, a Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal (SMBEA) realizou o resgate de 32 cachorros nos bairros Mato Grande, Fátima e Harmonia durante esta quarta-feira (1º).
“Estamos mais uma vez enfrentando um momento muito crítico, de chuvas intensas, não só em Canoas, como em todo o Rio Grande do Sul. E além das pessoas, também precisamos proteger os animais, que ficam assustados, pois muitos se perdem dos seus tutores ou acabam não indo junto para outros abrigos. Nesse momento, assim como em outros, o nosso papel é resgatar esses bichinhos, dar a assistência necessária e depois devolver aos tutores”, salientou a secretária da SMBEA, Fabiane Tomazi Borba.
Conforme os pedidos eram realizados, a equipe da SMBEA se deslocava para acolher os animais que estavam em risco. A ação resgatou 15 cães que estavam em um canil de uma ONG no bairro Mato Grande, que ficou completamente alagado com as fortes chuvas. Na região da Fazendinha, localizada ao final da Rua da Barca, no bairro Harmonia, outros 8 cachorros foram resgatados. No bairro Fátima, a equipe buscou 3 cachorros e, na Praia do Paquetá, uma cadela e seus 5 filhotes foram recolhidos.
Edição: Gabriel Amaral