Canoas + Saúde é lançado para reduzir o tempo de espera nas filas do SUS

Clique para ouvir esta notícia

A Prefeitura de Canoas lançou, na manhã desta sexta-feira (1º), um programa voltado à redução do tempo de espera nas filas do SUS. Com a criação do Canoas + Saúde, os canoenses que aguardam pela realização de exames, consultas e cirurgias deverão atualizar suas demandas junto ao sistema da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O período de atualização acontece de 1º de setembro a 30 de novembro.

De acordo com o prefeito Jairo Jorge, o programa atenderá toda a cidade por meio dos pontos de atualização de demandas. “Temos milhares de pessoas em situação de fila, mas precisamos que elas procurem os pontos de atendimento para atualizar a situação. Com os dados reais, será possível dar rapidez às filas, contratar profissionais e fazer outros investimentos. A atualização de demandas é o passo principal nesse momento, para depois podermos organizar os mutirões de consultas, exames e cirurgias”, ressaltou.

Para o secretário de Saúde, Felipe Martini, o projeto marca uma nova fase para os serviços de saúde do município. “Esse é o momento para a virada de chave na saúde de Canoas. Dedicaremos todos os esforços para amenizar os problemas das filas e identificar situações como a de pacientes residentes na cidade que ainda constam na fila da nossa Central de Regulação, mas já realizaram os atendimentos via convênio ou em clínicas particulares”, destacou.

Onde realizar a atualização das demandas

Nesta sexta-feira, até as 17h, o atendimento acontece no Calçadão do Centro. Já no sábado (2), a equipe da SMS estará no Prefeitura na Rua, que acontece das 9h às 12h, na Rua Novo México, esquina com a rua Atlanta, no bairro Mato Grande.

A partir de segunda-feira (4), mais locais serão disponibilizados para que os moradores realizem a atualização de suas demandas junto à SMS. Aos sábados, segue o atendimento no Prefeitura na Rua.

Locais de atendimento:

Central Canoas + Saúde
Estação Canoas da Trensurb
Horário: 9h às 19h

Ouvidoria da Secretaria de Saúde
Rua Dr. Barcelos, 1600
Horário: 8h às 17h

Subprefeitura Noroeste
Rua Candelária, 441, bairro Mathias Velho
Horário: 8h às 17h

Subprefeitura Sudoeste
Rua Edgar Fritz Muller, 430, bairro Rio Branco
Horário: 8h às 17h

Subprefeitura Nordeste
Avenida Boqueirão, 3166 (térreo), bairro Estância Velha
Horário: 8h às 17h

Subprefeitura Sudeste
Rua Marechal Rondon, 100, bairro Niterói
Horário: 8h às 17h

Prefeitura na Rua
Sempre aos sábados
Horário: 9h às 12h

Documentação necessária

É necessário apresentar documento com foto, comprovante de residência atualizado, cartão do SUS e comprovante do encaminhamento médico (se possuir). O não comparecimento para a atualização levará à inativação do usuário na lista de espera.

Pacientes acamados

Pessoas com impossibilidade física de locomoção devem informar a Unidade Básica de Saúde de referência para que possam receber a visita de um agente de saúde, que atualizará as informações. Outra alternativa é solicitar que um familiar ou responsável compareça em algum dos pontos de atendimento com a documentação original do paciente.

Tags:

2 Respostas

  1. Jairo Jorge deve entregar a gestão da saúde ao Estado

    Por Rodrigo Schmitt

    Jairo Jorge assume o caos na saúde, nem ele tem como negar.

    Como não encontra soluções, principalmente por ser parte principal do problema, sempre arranja desculpas.

    A saúde dos canoenses já foi diversas vezes saqueada, com escândalos como a GAMP, que desviou mais de trinta milhões da saúde, contrato do HU absurdo com a empresa de Ruy Muniz (outro com problemas na Justiça que andava de tornozeleira por desvios de mais de trezentos milhões de Reais na saúde para beneficiar a própria família), culminando no afastamento de Jairo Jorge por um ano do cargo de Prefeito, acusado de ser corrupto, criminoso e líder de uma organização criminosa que pretendia afanar mais de sessenta milhões de Reais da saúde.

    Ou seja, dinheiro para escândalos na saúde não falta e envolvimentos do Jairo Jorge são frequentes em todos os casos.

    Quanto as desculpas de Jairo Jorge, primeiro alvo foi o ex Prefeito, Jairo dizia que a culpa era do déficit herdado por Busato.

    Busato foi acusado de omissão e foi apontado no caso GAMP em mais de trinta milhões de prejuízos aos cofres públicos e Jairo alegava problemas no caixa, porém Jairo e Busato que na eleição passada se cuspiam, hoje estão se lambendo por cargos e poder, querendo manter as coisas como estão, com um discurso falso de perdão e de “esquecer o passado pelo bem dos canoenses”.

    Só quem recebe alguma vantagem pessoal acredita nesta balela.

    Como não pode mais atacar seu antigo desafeto, Jairo tentou um golpe contra o Vice Nedy que assumiu a Prefeitura por ordem da Justiça quando Jairo foi afastado e não aceitou participar de nenhuma falcatrua.

    Jairo mentiu uma narrativa ridícula que a culpa seria do Dr. Nedy do déficit do contrato que Jairo fez com o Ruy Muniz (já referido antes).

    A narrativa não colou em ninguém e Jairo viu que tem mais a perder do que a ganhar tentando comparar seus atos com os do Dr. Nedy, então teve que ser criativo na escolha da sua nova desculpa.

    Agora Jairo Jorge foca em atacar o Governador e os repasses do Governo do Estado que estão diminuindo.

    Porém, não vejo criatividade e nem honestidade para administrar por parte do Jairo, só vejo ser criativo nas desculpas.

    Eu gostaria de sugerir ao Jairo Jorge uma forma de colocar um ponto final nessa celeuma com o Governador:

    *Jairo Jorge deveria propor que a gestão passe para o Estado pelo período de um ano!*

    Assim poderia provar sua tese de que os valores repassados são insuficientes ou não.

    Já que o Governo do Estado diz que dá para administrar com o valor repassado, o Estado que administre!

    Não seria a primeira intervenção, porém desta vez seria consensual se Jairo Jorge fizesse a proposta.

    Eu duvido que Jairo Jorge assuma sua incompetência para administrar e que abra mão do poder e dos cargos de seus asseclas, ainda mais com a proximidade das próximas eleições.

    Apenas com a intervenção do Estado no município de Canoas poderemos ver quem tem razão e isso seria formidável para os canoenses.

    Livrar – se do Jairo Jorge na política em definitivo seria o ideal, espero que o Judiciário faça isso logo ou os eleitores nas urnas nas próximas eleições.

    Contudo, ao menos na saúde, espero que uma intervenção salve a saúde dos canoenses e gaúchos em geral das garras de Jairo Jorge, para não termos ainda mais escândalos, mortes e desculpas.

    A demora em afastar as mãos de Jairo Jorge do dinheiro público está matando canoenses, a eleição está muito longe, então espero que o Estado e o Judiciário atuem com urgência e socorram os gaúchos que estão sofrendo com o descaso e o caos na saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore