Canoas | Tem que ter Carnaval de Rua, sim! Aos descontentes, o direito de não participar

Clique para ouvir esta notícia

Para os desinformados ou aproveitadores políticos de momento, queremos informar que o Carnaval é uma festa popular que se confunde com a história da humanidade.

HISTÓRIA

O Carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais do mundo, sendo a mais celebrada no Brasil. Apesar do forte secularismo presente no Carnaval, a festa é tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a Quaresma. O Carnaval não é uma invenção brasileira, pois sua origem remonta à Antiguidade.

A palavra Carnaval é originária do latim, carnis levale, cujo significado é “retirar a carne”. Esse sentido está relacionado ao jejum que deveria ser realizado durante a Quaresma e também ao controle dos prazeres mundanos. Isso demonstra uma tentativa da Igreja Católica de controlar os desejos dos fiéis”.

NO BRASIL

O carnaval no Brasil tem suas raízes históricas no período colonial, tornando-se uma lucrativa atividade comercial no século XX. O entrudo era praticado pelos escravos. Estes saíam pelas ruas com seus rostos pintados, jogando farinha e bolinhas de água de cheiro nas pessoas.

EM CANOAS

Aqui na Aldeia quem não gosta de Carnaval, tem a mania de tirar o apito do índio, mas índio que o apito.

Qual é a razão de querer que tenha carnaval?

O carnaval é um evento cultural e popular como qualquer outro, merece e deve ser proporcionado para quem gosta. Não entendo é as pessoas oportunistas querendo fazer política em cima do carnaval, vários outros eventos acontecem e ninguém fala nada, mas o carnaval é proibido. Temos um grande contingente de carnavalescos na cidade, pessoas sérias, que passam o ano trabalhando e pensando o Carnaval, que direito temos de tirar o direito deles se divertirem?

As pessoas alegam que gastar dinheiro com a festa é esquecer outros setores, estão enganadas, diversão e tradição são partes integradas a uma comunidade e devem, sim, ser preservadas.

Com o nome oficial do evento “Carnaval Popular de Canoas”, a festa está programada para acontecer em duas datas, em locais diferentes.

COMO SERÁ A FESTA

Em reunião conduzida pelo Secretário de Cultura Dj Cabeção, representantes da Associação das Escolas de Samba de Canoas (AESC) apresentaram uma proposta para a realização do Carnaval no município. Após a análise, o prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, considerando os problemas financeiros que passa o município, aprovou uma redução em mais de 40% no valor apresentado. Serão investidos R$ 252 mil para realização da festa. A AESC sugeriu, inicialmente, um montante de R$ 432 mil.

Esta quantia será destinada para cobrir os custos das apresentações das escolas e garantir a infraestrutura adequada para os shows das entidades associadas. A decisão foi tomada considerando a importância cultural e social do Carnaval, reconhecido como um evento emblemático que promove a diversidade e o espírito festivo dos canoenses. Mesmo diante de desafios econômicos, a Prefeitura reafirma o compromisso em proporcionar momentos de alegria e celebração.

O prefeito Dr. Nedy destaca a importância de encontrar soluções criativas para manter as tradições, mesmo em tempos desafiadores. “O Carnaval é parte integrante da nossa cultura e promove a união da comunidade. Com responsabilidade fiscal, conseguimos viabilizar a festividade, garantindo que todos possam desfrutar dessa celebração tão querida”, afirmou o prefeito.

Com o nome oficial do evento “Carnaval Popular de Canoas”, a festa está programada para acontecer em duas datas, em locais diferentes: dia 10 de março, na Av. Itamar de Matos de Maia, entre as ruas Maranhão e Pará, no bairro Niterói; e no dia 17 de março, na Rua Clóvis Beviláqua, 1770, em frente ao complexo esportivo Martin Luther King, no bairro Harmonia.

O secretário da Cultura, DJ Cabeção lembra a importância do Carnaval e salienta que representa mais do que uma festa. “É uma expressão de identidade, diversidade e alegria que une nossa comunidade. Cada detalhe está sendo cuidadosamente planejado para garantir a qualidade do Carnaval Popular 2024. É com grande satisfação que compartilho a alegria de fazer parte da gestão do prefeito Dr. Nedy, que compreende a relevância do Carnaval em nossa cidade”.

A necessidade de realizar o Carnaval de Canoas com base em uma gestão responsável foi observada pelo vice-presidente da AESC, Daniel Scott. “Como entidade carnavalesca, compreendemos plenamente as restrições orçamentárias enfrentadas pela Administração Municipal. Então, ficou resolvido por realizaremos uma festa mais simples, mas sempre valorizando as nossas entidades carnavalescas. Temos a certeza de que o Carnaval Popular 2004 será um momento para celebrarmos a diversidade e alegria”.

Detalhes sobre atrações e demais informações serão divulgados posteriormente pela Secretaria de Cultura do município.

Com informações do ECOM, Comunicação da Prefeitura Municipal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore