Canoas tem tudo para ser ótima de viver, porém, sem lisura nada anda.

Clique para ouvir esta notícia

Por | *Rodrigo Finkler

 

Olá amigos, sou um apaixonado pela nossa cidade assim como a maioria dos leitores deste texto, me importo, me preocupo e vivo aqui, nascido e criado neste Município e com o advento da história da minha Família que é toda constituída aqui e por ela também que veio o carinho por Canoas. Meu Avô, Júlio Finkler Primo, foi da comissão emancipadora e membro da primeira Câmara de Vereadores de Canoas, junto a outros tantos que somaram esforços para nos transformar nesta grande Cidade que somos hoje. Tendo nestes fundadores os alicerces que constituíram um dos maiores Municípios do Estado, tanto em população, como em arrecadação, se organizaram, defenderam, lutaram pelos interesses da comunidade e constituíram nosso Município.

Esta introdução é para nos levar a uma reflexão. Porque um Município com estes predicados, com este histórico e com estas qualidades sofre o que vem sofrendo? Tanto moralmente, dado o fato de termos a frente de nosso Município, pelo menos agora, um acusado por competentes órgãos, cito, MPE e MPF, que calculam um desvio estimado de 66 milhões que em agravante é na área da saúde e como sofre pela falta dos serviços, que até são midiaticamente bons, mas na realidade, para quem precisa, vão de mal a pior.

Nossa Cidade tem tudo para ser ótima de viver, porém, sem lisura nada anda.

Tanto no Paço Municipal como na Câmara de Vereadores, temos que observar quem está ali somente para se manter no poder e que está ali para realmente, a exemplo dos fundadores, fazer Canoas ser novamente pujante.  Assisto seguidamente pelo YouTube a sessão da Câmara, acho que todos que assim como eu não chegam a tempo de ir presencialmente, conseguem sentir que estamos com poucos tribunos, estamos com muitos recessos e somente alguns vereadores se posicionam realmente nos assuntos de interesse da Cidade. Me abstendo de citar nomes, desde já parabenizo os poucos que se dá para notar responsabilidade com a população.

Tivemos de tudo neste ano, inclusive sessões da Câmara que não foram transmitidas, no caso sobre a cassação do Vice, numa tentativa clara de manipulação do Paço na Câmara, mas, num lampejar de consciência de uma parte dos Vereadores, foi arquivada.

Creio que o Cidadão está observando, assim como eu, o quanto está desgastante este ano Político em Canoas, para relembrar, desde da eleição passada, era gente indo para um lado, depois indo para o outro, seria para melhorias na Cidade?

E agora a pouco, adversários viscerais, uma campanha marcada por ofensas, até marchinha teve no Centro da Cidade, uma mini guerra campal, sementes de galinha sendo plantadas de forma involuntária nos adversários, que agora, amam-se!

Só eu não acredito que tudo isso nada tem a ver com o bem da Cidade?

São perguntas, ainda sem respostas.

Mas espero que a justiça seja feita, obviamente sempre com o benefício da dúvida, mas como diria o líder que sempre admirei, Leonel Brizola: “Se tem cara de jacaré, couro de jacaré e cauda de jacaré, por que não seria jacaré? ”.

Bem, para encerrar, estamos a praticamente a um ano das eleições, precisamos mais que nunca observar e tomar as conclusões, não somente aguardar decisões do Judiciário, mas sim colocar o senso crítico na hora de escolher os nossos representantes, se ali estão e nós criticamos, fomos nós que colocamos, tanto os que votaram, quanto os que se absteram, então temos um dilema.

Só nós podemos resolver!

No voto, na avaliação e com um não rotundo a corrupção, esta que não é de esquerda nem de direita e sim dos indivíduos! Parafraseando outro líder que tenho o prazer da amizade, Alceu Colares: “Teu voto é tua única arma, põe o teu voto na mão”.

Luz, paz e discernimento a todos.

*Cidadão canoense e assessor parlamentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore