Unidades básicas de saúde estarão abertas das 8h às 17h e ofertarão todas vacinas do calendário vacinal
Para colocar em dia a imunização de crianças e adultos, 13 unidades básicas de saúde de Canoas estarão abertas no próximo sábado (19), das 8h às 17h. O Dia D da Multivacinação busca aumentar a cobertura vacinal na população, que tem ficado abaixo da meta no município.
Os números que mais preocupam são referentes à proteção de crianças de até um ano contra a poliomielite e na faixa etária de até cinco anos com a tríplice viral. De acordo com a enfermeira Luciane Godoi, da Diretoria de Imunologia da Secretaria Municipal de Saúde, apenas 51,9% das crianças aptas a receber a dose contra pólio foram imunizadas. Além disso, somente 50,51% tomaram a primeira dose da tríplice viral, e o índice da segunda dose fica em 36,18%. Vacinas contra influenza e pneumonia também estão abaixo da meta. Apenas 32% das crianças entre seis meses e seis anos receberam o imunizante contra a gripe.
“A principal consequência da baixa procura é o elevado risco de retorno de doenças consideradas já eliminadas no país. Também ocorre o aumento do número de casos de doenças e síndromes respiratórias, que poderiam ser prevenidas por meio da vacinação. As pessoas precisam colocar em dia as vacinas e, se tiverem alguma dúvida sobre as vacinas, devem conversar com um profissional de saúde, não buscar informações em redes sociais ou pessoas que não sejam da área da saúde”, ressalta Luciane.
Unidades abertas para o Dia D da Multivacinação
Caic, União, Mato Grande, Nova Niterói, Santa Isabel, Prata, Estância Velha, Guajuviras, Igara, Mathias Velho, Fernandes, Boa Saúde e Rio Branco. Os locais disponibilizarão todas as vacinas que integram o calendário nacional de imunização.