Canoenses que aguardam na fila para realização de exames, consultas e cirurgias deverão atualizar seus dados cadastrais. A ação integra o Canoas + Saúde, criado pela Prefeitura com o propósito de reduzir o tempo de espera dos pacientes. O projeto de lei que trata da criação do programa está em tramitação na Câmara de Vereadores e deverá ser votado nesta semana.
O Canoas + Saúde busca identificar situações como a de pacientes residentes na cidade que ainda constam na fila de espera do SUS, mas já realizaram os exames e consultas via convênio ou em clínicas particulares. A partir dessa atualização cadastral e da busca ativa, será possível mapear a real necessidade de ampliação da oferta de consultas especializadas, exames e procedimentos cirúrgicos.
Com a aprovação do projeto, o prazo para atualização dos dados dos pacientes residentes na cidade ocorrerá entre 1º de setembro e 30 de novembro. Nesse período, equipes da Secretaria Municipal da Saúde estarão atendendo em diversos pontos da cidade.
Texto: Andréa Sommer/PMC
Edição: Carina Jung/PMC