CANOAS | Uma aldeia órfã de novos líderes e um legado cada vez mais raro

Clique para ouvir esta notícia

Em menos de um ano perdemos dois de nossos três deputados constituintes, bem quando completamos 35 anos da constituição cidadã.

O Dr. Jorge Uequed foi o primeiro a nos deixar, ontem completou um ano de seu falecimento e ele será homenageado dando seu nome a um importante parque de Canoas, isso é mais que uma honraria, é a lembrança de um legado deixado por Uequed, poderia citar vários fatos do político e cidadão, mas não o farei, apenas quero lembrar de um homem que fez a diferença para minha família e de muitos canoenses. Seu Jorge era um bom cidadão, coisa rara nos dias de hoje.

Outro que nos deixou há quase um mês, Ivo da Silva Lech, um grande amigo. Ele foi um constituinte ativo, mas, também fez a diferença na vida dos canoenses, para quem não sabe, juntamente com Jorge Cardoso (também falecido), Ivo fundou a ACADEF — Associação Canoense dos Deficientes de Físicos, entidade que em 2024 fará 40 anos de existência em Canoas. Mais uma vez cito, a palavra legado. A ACADEF é o legado de Ivo em Canoas, pensem nos milhares de portadores de deficiência física ajudados pela entidade durante esse tempo todo. Ivo, discreto, foi outro grande cidadão canoense.

Por fim, ainda temos um representante constituinte vivo, o Senador Paulo Paim, que além de um constituinte cidadão, em 1988, como deputado federal, segue na luta pelos direitos trabalhadores e dos menos favorecidos. Forjado na luta trabalhista do Sindicado dos Metalúrgicos de Canoas, alçou voos maiores e já está em seu terceiro mandato como Senador da República. Seus legados são inúmeros, mas citarei só alguns: a luta pelo salário mínimo (em 2011), O Estatuto do Idoso (1997) e o Estatuto da Pessoa com Deficiência (2016). Sem dúvida, o senador Paim é um bom cidadão canoense.

NOVOS LÍDERES E LEGADOS

Sou um sonhador por uma Canoas mais justa e acolhedora, mas também sou um órfão de novos líderes. Uma cidade que quer se reconstruir precisa estar ligada à necessidade de renovação e transformação contínua, ou seja, estar em evolução. Não falarei nada contra os líderes que aí estão constituídos no poder, mas a cidade involuiu, estamos andando para trás.

Canoas está órfã de novas ideias e de novas lideranças que tragam consigo diferentes perspectivas e abordagens para os problemas enfrentados, permitindo a implementação de políticas mais atualizadas e eficazes. Precisamos, urgentemente, inspirar e mobilizar uma nova geração de cidadãos engajados na vida política, estimulando a participação e a busca por soluções para os desafios que enfrentamos e enfrentaremos e, certamente, eles serão muitos.

Canoas precisa acordar, pensar e agir. Queremos a volta de políticos que nos deixem bons legados com o impacto deixado por suas ações e decisões durante o tempo que permaneceram nos representando. Legados positivos, quando as ações políticas beneficiem a população, promovam a justiça social e a estabilidade econômica. Sempre respeitando os direitos da comunidade, entre outros aspectos importantes para o desenvolvimento de uma sociedade.

Chega de legados negativos, medidas que prejudicam a população, promovem a corrupção, a desigualdade, a violação dos direitos, entre outros problemas que comprometem o desenvolvimento e o bem-estar da sociedade.

É fundamental que o eleitor avalie de forma crítica e objetiva o legado de cada líder político, de forma a reconhecer e apoiar aqueles que contribuíram positivamente para nossa cidade. Com isso, estaremos incentivando o surgimento de novas lideranças com valores, princípios e projetos alinhados com o interesse público.

 

3 Respostas

  1. PARABÉNS pela bela abordagem sem tendência política , bem esclarecedora e didática. Vou Resumir com suas próprias palavras…” Canoas está órfã de novas ideias e de novas lideranças que tragam consigo diferentes perspectivas…”

  2. PARABÉNS pela bela abordagem sem tendência política , bem esclarecedora e didática. Vou Resumir com suas próprias palavras…” Canoas está órfã de novas ideias e de novas lideranças que tragam consigo diferentes perspectivas…”
    Coronel Pacheco

  3. Em Canoas os líderes maiores têm uma capacidade imensa de tolhir o surgimento de novas lideranças, são figueiras frondosas que próximo nada se cria, além de que os que poderiam surgir são agraciados e anulados com cargos no executivo, daí viram fantoches a mercê de uma caneta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore