CANOAS | Uma Saúde sem saúde

Clique para ouvir esta notícia

Na última quinta-feira (10), sobre as demissões no Hospital Universitário de Canoas e do não pagamento das obrigações trabalhistas dos funcionários. Recebemos uma nota que dizia:

“O Hospital Universitário de Canoas, atualmente, possui pendências rescisórias de demitidos e demissionários.

O não pagamento se dá pelo atraso no repasse de verbas que o HU tem por receber.

As dívidas começaram a acumular ainda em 2022, quando não foi acionado o aditivo do contrato até então vigente.

Esse valor, em março de 2023, superava R$ 14 milhões.

As rescisões vêm sendo pagas gradualmente, conforme a disponibilidade financeira”.

 

OPINIÃO DO NOTÍCIAS DA ALDEIA

Desde sexta-feira (11) a imprensa da capital vem denunciando a negligência em nossas casas de saúde, são vários pacientes correndo risco de perder a vida em uma fila torturante de espera por soluções. Um fim de semana inteiro se passou e nada foi feito, a única coisa que se falou é que tomariam providências na segunda-feira, ou seja, hoje.

Um dos pacientes, para não ter sua perna amputada, é esse o risco, teve que recorrer à justiça, e parece que será atendido.

Por que as coisas têm que ser assim?

Como fazem o que precisa ser feito quando são obrigados judicialmente?

São perguntas que não temos respostas, nossa saúde está sem saúde, não estamos conseguindo atender nossos doentes, como podemos ser referência para 156 cidades gaúchas?

Se eu não consigo cuidar dos meus, não posso atender os outros, isso é básico. Pode parecer desumano não atender pessoas, mas como vamos cuidar de nossa população?

A falta de saúde de nossa cidade só tem piorado, falta dinheiro, profissionais e principalmente gerência, como está não pode ficar.

Uma cidade, do tamanho de Canoas, não pode passar um final de semana sem respostas e sem atendimento. Em entrevista, hoje, para o Jornal do Almoço, a entrevistada e responsável pelas casas de saúde deu uma “volta” no repórter e nada respondeu de concreto. O município não se manifestou e o Estado também.

Se Canoas atende 156 cidades, o Estado e Município tem que achar as soluções, que são urgentes, em conjunto. O sistema está falido e não funciona faz tempo, muito pelo contrário, só tem piorado.

A cidade clama por remédios e, principalmente, atendimento digno. A saúde é um direito de todo o cidadão, e isso nos está sendo negado.

É chagada a hora de dar uma basta em desculpas, queremos atitudes e não um silêncio sepulcral.

Vale lembrar, que doença não tem final de semana, então, quem trabalha nela tem que estar presente 24 horas por dia.

2 Respostas

  1. VERGONHA…
    Concordo plenamente com sua matéria onde…” É chegada a hora de dar uma basta em desculpas, queremos atitudes e não um silêncio sepulcral. ”
    Desde sexta-feira está sendo divulgado na mídia a situação da saúde em canoas, principalmente a situação de um Sr que precisa realizar um exame, para amputar um dedo, hoje quarta-feira, ainda não foi realizado, o risco de sofrer a amputação do pé já é considerado enorme…que VERGONHA E DESCASO com a saúde em Canoas.

  2. Caro Marco, a partir desse texto se evidencia cada vez mais a crise no setor de Saúde pública do nosso município, que passa a ter um histórico ainda mais grave nas últimas repetidas gestões!
    Que a crise também extrapola os limites do nosso município, sabemos, mas o questionamento que cabe, nos últimos 15 anos, o que melhorou na gestão da Saúde em Canoas?
    Vamos nos despir de ideologias ou compromissos políticos, sejam partidários ou de conveniência, o que melhorou? São os mesmos pedidos de socorro, as mesmas faltas de profissionais, insumos, medicamentos, condições de trabalho, vagas, etc.
    Por óbvio que participo da política no meu município, mas o questionamento é técnico: quais dessas faltas, desses clamores, tiveram a mínima solução? Qual avanço efetivo nas políticas públicas de Saúde (sem falar nas demais) tivemos nesse período? Temos que criar, no mínimo, um cenário de mudanças. Essa possibilidade passa por todos nós cidadãos e cidadãs! É no processo democrático e 2024 está logo ali!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore