Canoas vai ampliar número de consultas especializadas para usuários SUS

Clique para ouvir esta notícia

Nos próximos dias, a Secretaria Municioal de Saúde deve realizar a contratação imediata de clínicas médicas ou profissionais particulares para atender 18 diferentes especialidades. Com isso, a Prefeitura projeta ampliar o volume de atendimentos pelo SUS, passando de 1.252 para até 10 mil consultas mensais.

A iniciativa vai substituir o antigo serviço de telemedicina, que no dia 1º de novembro do ano passado, recebeu apontamento do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS), indicando sobrepreço. O contrato foi assinado em 29 de dezembro de 2021 e descontinuado em janeiro deste ano.

“Entendemos a relevância da telemedicina, mas não podemos continuar com um projeto que apresenta sobrepreço. É nosso dever como gestor público garantir que os recursos dos contribuintes sejam utilizados de forma eficiente e transparente. Por isso, optamos por, não apenas interromper o contrato, mas, principalmente, encontrar uma alternativa viável para atender às necessidades de saúde da nossa população”, salientou o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques.

“A contratação deve contemplar dois modelos, tanto consultas físicas presenciais como presenciais virtuais, quando os usuários recebem a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações”, explica o secretário de Saúde, Jurandir Maciel. Ele salienta que a ideia é ampliar a oferta do serviço, desafogando as listas de espera. Além disso, está construindo parcerias com as estruturas hospitalares da cidade.

Entre as consultas de especialidades a serem contratadas, estão as de neuropediatria e psiquiatria. Esses dois profissionais, por exemplo, devem garantir atendimento aos usuários que necessitam de diagnóstico para o Espectro Autista ou precisam reavaliar e ajustar a medicação. “Vamos priorizar os pacientes que já estavam agendados pela Telemedicina e dar sequência, atendendo à lista de espera”, informa o secretário de Saúde.

Texto: Clarissa Colares
Edição: Sibeli Fagundes e Leonardo Souza

Uma Resposta

  1. Já tava tudo funcionando até ué chegaram para entregar tele medicina tava dando certo chega os arrogante os sabe tudo estragam o que tavam bomcom projeto saúde para todos eu já tinham conseguido meu médico reumatologista agora tiraram de novo até quando seu Nedir vamos fazer as coisas certas por canoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore