Canoas vai lançar comitê de enfrentamento ao Aedes Aegypti e saiba onde se vacinar contra a Covid-19

Clique para ouvir esta notícia

Cerca de 400 agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias, assim como autoridades municipais, são esperados para a sensibilização Canoas Unida Contra a Dengue. Durante o encontro está prevista a criação do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti). A atividade, coordenada pela Secretaria de Saúde, acontece nesta quarta-feira (21), às 9 horas, no Auditório 220, no Prédio 1, na Ulbra (Avenida Farroupilha, 8001, Bairro São José).
“Durante o evento vamos reforçar e fortalecer as ações de orientação sobre o vetor das arboviroses, o Aedes aegypti, que é o mesmo transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Estamos mobilizando diferentes secretarias da Prefeitura e também queremos contar com o apoio da comunidade no enfrentamento ao mosquito”, pontua o secretário de Saúde, Jurandir Maciel.
O médico veterinário e técnico da Vigilância em Saúde/SMS de Canoas, Roger Halla, vai palestrar durante a sensibilização. “O enfoque será o enfrentamento ao Aedes. Pretendo abordar as arboviroses, que englobam a dengue, zika vírus e chikungunya), epidemiologia básica destas doenças, biologia do vetor, potenciais criadouros, sinais e sintomas e medidas de prevenção”, adianta Halla.
A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue, conscientizando a população, fiscalizando possíveis focos e realizando ações de combate ao mosquito adulto Aedes aegypti, em diferentes bairros. Com o surto epidêmico de dengue identificado, o bairro Estância Velha tem recebido visitas dos agentes de endemias eliminando criadouros e realizando constantes aplicações de inseticidas para diminuir o mosquito transmissor.
Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC), pelos telefones: 08005101234 ou (5)32361079.

Agende-se
O quê: Criação do Comitê de Enfrentamento das Arboviroses (doenças transmitidas pelo Aedes aegypti)
Quando: Quarta-feira (21)
Horário: 9 horas
Local: Auditório 220, no Prédio 1, na Ulbra (Avenida Farroupilha, 8001, Bairro São José)
Público Alvo: agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias e autoridades municipais

Vacinação contra a Covid-19 acontece em todas as Unidades de Saúde

Grupo de risco tem reforço da bivalente e a criançada até 11 anos deve fazer a vacina contra o coronavírus

Canoas segue com a vacinação Covid 2024 em todas as 27 Unidades de Saúde. Conforme orientação do Ministério da Saúde, devem procurar o serviço todos que não completaram o esquema primário de vacinação, primeiras e segundas doses. O serviço funciona das 8h às 17h, em todas as Unidades de Saúde. Para receber a vacina, os canoenses devem apresentar o CPF ou o cartão do SUS.
A dose de reforço da bivalente é direcionada para pessoas que fazem parte do grupo prioritário (conforme tabela abaixo). “Para o reforço da vacina bivalente para o grupo prioritário é necessário que o intervalo da primeira dose da vacina bivalente seja de seis meses entre elas” esclarece a enfermeira, Luciane Brum.
Vacinação Covid Baby e Covid Pediátrica e Bivalente
A Secretaria de Saúde disponibiliza as doses da vacina Covid Baby (6 meses até 4 anos), a Covid Pediátrica (5 a 11 anos) e o Reforço Bivalente para os Grupos Prioritários, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A partir de 1 de janeiro deste ano, o Ministério da Saúde e Programa Nacional de Imunizações incluiu, oficialmente, a vacina covid para crianças de 6 meses a 4 anos no Calendário Nacional de Vacinação. A vacina deve ser feita pelas crianças com e sem comorbidades com o objetivo de garantir proteção contra as piores formas da doença.

Veja quem faz parte do grupo prioritário para a dose reforço da vacinação covid bivalente
Pessoas de 60 anos ou mais
Pessoas imunocomprometidas
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores
Indígenas
Ribeirinhos
Quilombolas
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da saúde
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades
Pessoas privadas de liberdade
Funcionários do sistema de privação de liberdade
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore