A Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec) tem desempenhado um papel fundamental na modernização dos serviços públicos e na promoção da inovação no município. Nos últimos quatro anos, pelo menos oito iniciativas foram implementadas para aprimorar o atendimento da Prefeitura à comunidade. Entre elas, destacam-se a integração à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) da Junta Comercial do Rio Grande do Sul, que será disponibilizado em breve.
Segundo o diretor-presidente da CanoasTec, Rogério Alves, a fundação é responsável por gerenciar e assessorar a Prefeitura em todos os aspectos relacionados à tecnologia da informação e comunicação, fornecendo soluções inovadoras. “O trabalho é desenvolvido em parceria com as secretarias-fim, que são as responsáveis pelo atendimento direto à população. Por exemplo, a integração com a Redesim está em fase de homologação pela Secretaria da Fazenda, devendo ser disponibilizado à comunidade nos próximos dias”, ressalta Alves.
Para modernizar a gestão de recursos e aumentar a transparência no acompanhamento da jornada escolar, foi implementado o i-Educar, em parceria com a Secretaria de Educação. Na prática, professores e gestores das escolas e da SME podem monitorar toda a trajetória escolar dos alunos, desde informações específicas de cada um até transferências, notas e faltas, elaborar planos de aula e realizar diversos registros.
Em colaboração com o Bem-Estar Animal (SMBEA), a CanoasTec desenvolveu o programa Prontuário de Atendimento e Tratamento de Animais (Patas), que reúne dados do animal, do solicitante, a classificação de risco, o acompanhamento da agenda e do atendimento, histórico, local de residência do animal, condições e encaminhamentos.
Junto à Secretaria de Administração e Planejamento (SMAP), foi implantado o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que realiza toda a gestão de processos administrativos de forma eletrônica. Com essa ferramenta, a tramitação de expedientes, desde a criação, edição e assinatura até o armazenamento, é realizada em ambiente virtual.
Na atual gestão, além dos mais de 300 quilômetros de fibra óptica e diversas antenas instaladas, a CanoasTec também firmou contrato com a Telebras para fornecimento de link de acesso à internet com velocidade de 1.000 Mbps via fibra óptica com dupla abordagem, ou seja, caso uma rede seja interrompida, a outra garante a conectividade. Essa parceria não apenas duplica a capacidade de conexão disponível, mas também amplia a qualidade e a capilaridade da rede, permitindo maior estabilidade e distribuição de internet de alta velocidade em áreas críticas e estratégicas do município.
Durante o período de calamidade causado pelas enchentes no Rio Grande do Sul, a CanoasTec teve uma atuação crucial, sendo responsável pelo desenvolvimento de inúmeros sistemas. Desde a implementação do SOS Canoas, que num primeiro momento recebeu 66.701 pedidos de resgate, passando pelo cadastro das famílias, que permitiu que quase 100 mil canoenses recebessem o Auxílio Emergencial, até o sistema que permitiu aos moradores solicitarem avaliações de imóveis afetados pelas enchentes por meio de um formulário online. Essa iniciativa agilizou os pedidos junto à Defesa Civil, permitindo que especialistas examinassem as moradias em situação de risco de forma mais eficiente.
Além disso, a CanoasTec participou da criação do site de Transparência sobre a enchente, implementou o Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) e trouxe a Carreta Digital, com cursos profissionalizantes para jovens, a Canoas.
CanoasTec recebe doação de computadores e mobiliário da Dataprev
A Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec) recebeu, nesta segunda-feira (23), a doação de diversos equipamentos eletrônicos e mobiliários da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). O material partiu de Florianópolis. A autarquia vai analisar a situação de cada item e, depois, irá destinar pelo menos 50 computadores para atualizar o parque tecnológico do Hospital Universitário (HU).
Segundo o diretor-presidente da CanoasTec, Rogério Alves, a intenção com a doação é destinar os bens para ajudar na reconstrução dos espaços públicos essenciais ao atendimento à população que foram severamente afetados pela enchente de maio deste ano. “Compreendemos que esta doação está alinhada com a Política de Responsabilidade Socioambiental da Dataprev, que busca contribuir para o desenvolvimento humano, consolidar valores e práticas empresariais socialmente responsáveis, promover a cidadania e colaborar para uma sociedade mais justa, sustentável e solidária”, explica.
Conforme o gerente de Responsabilidade Socioambiental da Dataprev, Corinto Meffe, a empresa espera contribuir com a reconstrução de Canoas, especialmente do setor público de saúde. “A unidade de Santa Catarina da Dataprev está de mudança para outro prédio e decidimos realizar uma doação dos nossos mobiliários e equipamentos para a Prefeitura de Canoas. A doação foi decidida em função do momento de tragédia climática que assolou a cidade em 2024”, ressalta.
A CanoasTec recebeu 234 desktops, 55 monitores, seis notebooks, sete switches, um servidor, além de nove bebedouros, 53 cadeiras giratórias, 14 gaveteiros, 32 armários altos, oito purificadores de água. Somente em computadores, se o Município tivesse que adquirir, custariam mais de R$ 500 mil.