Capacitações marcam início do Pacto pela Alfabetização em 2025

Clique para ouvir esta notícia

Com muita disposição e vontade de fazer a diferença, um grupo de cerca de 70 professores dos 1º e 2º anos da rede participou, nesta sexta-feira (21), do segundo dia de capacitações que marcam o começo do planejamento previsto no Pacto pela Alfabetização em 2025. A atividade preparatória aconteceu nas dependências da Universidade La Salle, com a participação da secretária da Secretaria Municipal de Educação (SME), Beth Colombo, no fim da manhã. A qualificação com os docentes ligados ao projeto busca oportunizar a melhor compreensão das dinâmicas do programa para a posterior prática nas salas de aula ao longo do ano letivo.

“Esse programa tem um foco na alfabetização sendo estruturado com instrução fônica para a gente melhorar os nossos índices. A iniciativa trabalha com o foco de pré-alfabetização no Jardim II, decodificação nos primeiros anos e afluência leitora no segundo. A gente está sonhando igual muito alto para esse ano letivo. No ano passado, mesmo com a enchente, nós tivemos um resultado muito positivo referente ao que o programa conseguiu em seis meses. Então, se esse ano for um chamado ano comum, a gente com certeza vai decolar”, disse a coordenadora do programa Pacto pela Alfabetização, Carolina Tedesco da Rosa.

Promovido pela Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Raiar, o programa existe no município desde 2021, sempre assistindo alunos dos 1º e 2º anos e na Educação Infantil l e no Jardim II. O termo de cooperação com o Instituto prevê suporte técnico e pedagógico ao projeto. “O resultado que se teve mesmo com todo contexto da enchente é graças ao esforço conjunto de todos vocês e ficamos muito felizes pela forma que acolheram a nossa proposta. Acolheram muito mais do que o Raiar estava imaginando. Estamos em um caminho que vamos saber os resultados lá na frente e é importante estar no nosso foco”, disse a secretária da SME, Beth Colombo.

Os próximos passos da programação agora prevem ainda esse mês, uma nova formação para as equipes docentes dos 1º e 2º anos, no dia 27, e outra para os professores de Jardim II, no dia 28. A professora da EMEF Farroupilha, Valéria Lima da Silva, de 57 anos, está animada em compartilhar os conhecimentos adquiridos. “O Pacto pela Alfabetização nos trouxe todo um direcionamento para nosso trabalho, tanto na questão das evidências que estão sendo estudadas quanto no respaldo de realmente estar tentando fazer aquilo que é o melhor para a criança”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore