A análise do presidente da Ulbra foi apresentada durante o XIII Fórum Econômico Gaúcho, promovido pela Rede Pampa, no Litoral Norte
O presidente da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Carlos Melke Filho, participou como debatedor do XIII Fórum Econômico Gaúcho, promovido pela Rede Pampa, nesta quinta-feira (5). O evento foi realizado nos salões da SABA, em Xangri-lá, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.
No painel “Empreendedorismo na Educação, Cultura e Bem-Estar”, que teve como moderador o secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, e contou com a participação do empresário Dody Sirena e do vice-presidente da Icatu Seguros e presidente da Rio Grande Seguros, César Saut, Melke propôs uma reflexão sobre o futuro como eixo central do desenvolvimento.
“Antes de pensarmos em dólares e PIB (Produto Interno Bruto), é necessário que falemos de futuro. Somente apostando em uma boa educação estaremos preparados para enfrentar os desafios”, afirmou o presidente da Ulbra. Na oportunidade, Carlos Melke destacou a nova fase da instituição, com foco no atendimento às demandas do mercado e no lançamento de novos cursos alinhados às transformações da sociedade e da economia.
Melke também relembrou a atuação social da Ulbra durante a enchente de 2024, quando o campus de Canoas acolheu cerca de 8,5 mil pessoas desabrigadas — número que chegou a 35 mil nos finais de semana. Além disso, mais de 3 mil animais abandonados e resgatados receberam atendimento no local. “A maior parte dos voluntários tinha algum vínculo com a Ulbra — alunos, professores, colaboradores ou egressos. Esse é o reflexo direto de uma educação bem feita”, ressaltou.
O evento
O XIII Fórum Econômico Gaúcho reuniu, em Xangri-lá, lideranças políticas, empresariais e institucionais para debater temas como desenvolvimento, infraestrutura, inovação e sustentabilidade. Na abertura do evento, o governador Eduardo Leite destacou a importância do diálogo permanente e da busca por pontos de convergência para que o Rio Grande do Sul avance no desenvolvimento econômico e esteja preparado para os desafios do futuro.
O Fórum promoveu quatro painéis temáticos, organizados em formato de debate, sem apresentações formais, priorizando conversas diretas, propositivas e orientadas a soluções.
O primeiro painel, “Lideranças Empresariais e Sindicais – A importância da cadeia produtiva para o desenvolvimento”, foi coordenado pelo deputado estadual Ernani Polo e contou com a participação de Claudio Bier, presidente do Sistema Fiergs; Luiz Carlos Bohn, presidente do Sistema Fecomércio-RS; e Delmar Albarello, presidente do Setcergs. O debate destacou o papel das lideranças na consolidação das cadeias produtivas e no fortalecimento da competitividade regional.
O segundo painel abordou o tema “Financiando o Desenvolvimento – Visão dos financiadores e dos financiados”, sob coordenação do secretário de Comunicação do Estado, Caio Tomazeli, com a participação de Fernando Lemos, presidente do Banrisul, e Ranolfo Vieira Júnior, diretor de Operações do BRDE. Os debatedores discutiram mecanismos de crédito, investimentos e estratégias para impulsionar projetos produtivos e de inovação.
O terceiro painel, “Empreendedorismo na Educação, Cultura e Bem-Estar”, reuniu Carlos Melke, Dody Sirena e César Saut, evidenciando como iniciativas nessas áreas podem estimular o empreendedorismo, a criatividade e o desenvolvimento social.
O quarto e último painel, “Mundo do Agronegócio – Cooperativismo, Associativismo e Logística”, foi coordenado por Fernando Postal, diretor de Desenvolvimento do Banrisul, e contou com a participação de Nei César Manica, presidente da Cotrijal e da Expodireto Cotrijal; Ricardo Santin, presidente da ABPA; e Rodrigo Sousa Costa, presidente da Federasul. Os debatedores ressaltaram o papel estratégico do agronegócio como vetor de desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e integração das cadeias produtivas.
O encerramento ficou a cargo do vice-governador Gabriel Souza, que reforçou a importância da união entre os diferentes setores para a construção de um Rio Grande do Sul mais resiliente e preparado para os desafios futuros.















