Nesta sexta-feira (29), a partir das 15h, a Casa Lilás Débora Machado passa a ter um espaço para homenagear as vítimas de feminicídio em Canoas neste ano. É o Jardim Para Sempre Elas, que será montado no local onde ocorrem cursos e qualificação profissional de mulheres, para que possam ter autonomia econômica, reduzindo a vulnerabilidade social. A atividade faz parte da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher.
De acordo com a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Vani Piovesan, as famílias das duas vítimas de feminicídio deste ano foram convidadas a participar da revitalização da Casa Lilás. “Vamos fazer um ato para sensibilizar sobre a importância dos familiares e amigos no apoio contra o crime. Serão colocadas duas placas com o nome das vítimas no jardim, para que não sejam esquecidas”, antecipa Vani.
Os dois casos de feminicídio deste ano aconteceram em Canoas em um intervalo de poucas semanas. Patrícia Rosa dos Santos, 41 anos, teria sido morta no dia 22 de outubro pelo marido, preso no dia 28 de outubro suspeito de ter utilizado medicação de uso hospitalar para o crime. Já Edilene Silveira Sartori, 38, teria sido assassinada pelo ex-companheiro com golpes de faca e de uma anilha de academia, no dia 1º de novembro. Seu corpo foi enterrado no pátio de casa. Ele também foi preso.
Confira a programação
Dia 29, 15h – Jardim para Sempre Elas, na Casa Lilás (Avenida Boqueirão, 2170)
Dia 30, 8h – Atendimentos especializados no Centro de Referência da Saúde da Mulher (Rua Brasil, 438)
Dia 3, 16h – Roda de conversa “Fortalecendo a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres” no Centro de Acesso a Direitos Niterói (Rua Barão do Rio Branco, 91)
Dia 4, 13h – Roda de conversa “Fortalecendo a Rede de Apoio e as Estratégias para o Enfrentamento da Violência contra as Mulheres” no CAD Mathias Velho, reunindo também o CAD Rio Branco (Rua Santa Catarina esquina com a Rua Cruz Alta, 3060/3420)
Dia 4, 14h – Roda de conversa Violência contra as mulheres na terceira idade, na Associação da Horta Comunitária União dos Operários (Rua 18 de Novembro, 400)
Dia 5, 14h – Peça FraudiBank: prevenção de golpes e fraudes financeiras contra a mulher idosa, no Auditório Multicultural La Salle (Avenida Victor Barreto, 2288)
Dia 5, 18h – Divulgação do CRM Patrícia Esber, na entrada Castelinho da Unilasalle
Dia 6, 9h – Roda de conversa “Fortalecendo a rede de apoio e as estratégias para o enfrentamento da violência contra as mulheres” no CAD Guajuviras (Avenida Dezessete de Abril, 1110).
Dia 10, 14h – Encerramento com apresentação do CRM e CRAM no Auditório Bordo La Salle (Avenida Victor Barreto, 2288)
Escritório de Comunicação