A Competição Escolar Canoense (Ceca) 2023 está chegando ao fim. A última modalidade disputada é o futebol, que iniciou nesta segunda-feira (27), no Parque Esportivo Eduardo Gomes, e encerra na próxima sexta-feira. A competição é promovida pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) e contempla alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular.
“É uma grande oportunidade jogar o Ceca. Já disputei o futsal, ficamos em terceiro lugar. Mas eu gosto mais de jogar no campo e estou muito feliz hoje”, destacou João Bernardo Lazzarin, 13 anos, Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Irmão Pedro.
Para a professora de educação física da EMEF João Palma, Caroline Maciel, é muito importante os alunos saírem da escola para conhecer outros lugares e outros estudantes. “Acredito que nenhuma escola tenha um campo deste tamanho, para eles jogarem e treinarem. Então é muito bacana eles conhecerem esse espaço. É a estreia deles, estão bem emocionados e é pra isso que a gente está aqui, para proporcionar esses momentos para eles. Além de, é claro, o Ceca proporciona conhecimento e amizades. Essa é a parte mais importante”.
Ceca 2023
O futebol é a última modalidade disputada nesta edição. A disputa deste ano já é a maior em mais de 30 anos de competição, com a mobilização de cerca de sete mil alunos e 30 escolas. “O Ceca vem crescendo muito na cidade. Esse ano foi a edição que mais teve competidores e a Secretaria de Esporte busca incentivá-los com algum auxílio para levar o nome de Canoas para outras competições”, destacou o secretário adjunto da SMEL, Marcio Silva.
Texto: Marina Staudt
Edição: Gustavo Gerlach