A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), informa que os pais ou responsáveis que necessitam de vagas para crianças de idade pré-escolar (quatro a cinco anos completos até 31/03/2025) na rede municipal de ensino, podem procurar a Central de Matrículas. A unidade funciona junto à SME (Rua Monte Castelo, 340, bairro Nossa Senhora das Graças) e o horário de atendimento é das 8h às 18h.
Para obter a vaga, é preciso apresentar certidão de nascimento da criança, documento do responsável e comprovante de residência. As ofertas para essa faixa etária não dependem de inscrição nem sorteio, basta comparecer na Central de Matrículas e escolher uma escola da rede municipal ou credenciada que fique mais próxima da residência.
Não há uma data prevista para encerramento do prazo. Ainda segundo a SME, serão feitos encaminhamentos até que todas as crianças sejam matriculadas. As vagas são no turno parcial (manhã ou tarde) ou no integral, conforme disponibilidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3425-7701.
LEIA MAIS
Planos e qualidade no ensino nas EMEFs são discutidos em Imersão de Equipes Diretivas
Os gestores das 44 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) do Município participaram, ao longo desta terça-feira (5), de atividades pensadas exclusivamente para esse nível de ensino, durante o segundo dia da Imersão de Equipes Diretivas de Canoas. A programação nas dependências do SESC contou com mesas-redondas sobre os compromissos com a qualidade no aprendizado, resoluções do Conselho Municipal, planos de gestão e de formação, compartilhamento de experiências e diferentes relatos cheios de emoção.
A diretora da Escola Permanente de Formação Docente Professor Darcy Ribeiro, Ana Paula da Silva, descreveu a importância desse momento de troca de conhecimentos. “Nós desenvolvemos uma parte prática dentro da programação, após uma mesa-redonda, em que os participantes conversaram um pouco entre si, a fim de planejar com suas equipes para, posteriormente, chegarem às reuniões com os professores com mais subsídios e estratégias”, disse Ana Paula. Importante aliada no apoio pedagógico, a Escola de Formação concentra hoje os projetos formadores de toda rede e organiza atividades e encontros de formação continuada com professores em Canoas.
A orientadora da EMEF Santos Dumond, Patrícia Santos do Prado, elogiou a atividade realizada pela manhã. “Eu considero necessário e entendo que agrega muito. Aqui conseguimos ter o apoio para um norte dos trabalhos na escola, mesmo sendo aquilo que a gente já estava pensando, sempre acabamos identificando muitas dessas coisas”, disse.
No terceiro e último dia da Imersão de Equipes Diretivas, desta vez no auditório bordô UnilaSalle (Av. Victor Barreto, 2288, Centro), as diretoras, vice-diretores, supervisores e orientadores das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) participarão das discussões e planejamentos. O tema geral da edição deste ano é O Poder da Escola Pública.
Programação do último dia
06/02/25: EMEIs
Manhã: Mesa redonda 1: Qual é o meu compromisso com a qualidade da educação de Canoas? E Clima Institucional e vínculos. Após, relatos de escolas da nossa rede.
Tarde: Mesa redonda 2: Novas resoluções do Conselho Municipal da Educação, Plano de Gestão, Plano de Formação e Avaliação Institucional. Após, relatos de escolas da nossa rede.