A quarta-feira (6) foi dia de ensinar a fazer pão no Centro de Capacitação e Produção em Economia Solidária (CCPES). A formação faz parte dos cursos semanais que visam gerar renda à comunidade, qualificando sobre a produção de alimentos saudáveis. A unidade é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (SMDETI). A atividade foi feita em parceria com o Fórum de Economia Solidária. A aula gratuita também envolveu boas práticas de fabricação. Ao todo, 17 pessoas participaram no CCPES, no bairro Mathias Velho.
Uma das alunas, Geovana Freire, de 55 anos, vende bolos e procurou o curso para aprimorar o conhecimento e aumentar a renda. A moradora do bairro Harmonia também já buscou a CCPES para participar de outras oficinas, como de panetones e macramê. “Eu queria fazer pães diferentes, pois faço os tradicionais para vender. Como estão ensinando aqui outros sabores, vim para aprender”, relatou.
A formação é uma importante ferramenta de geração de renda e de multiplicação de conhecimento para a população local. Muitas mulheres, inclusive, buscam os cursos pela oportunidade de melhorar a renda das famílias. “A ideia é que a pessoa chegue aqui de forma individual, se qualifique e depois tenha a possibilidade de formar grupos de produção coletiva”, informou a instrutora do curso, Eva Eloí Dornelles De Lacerda.
A próxima atividade, que acontecerá dia 13, será de confecção de biscoitos. Serão 20 vagas e os interessados podem se inscrever em formulário online, que em breve estará disponível. Também é possível fazer o cadastro pelo telefone 3477.2489.
Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes
Foto: Renan Caumo