Cheia dos rios atinge cerca de 450 residências em Canoas

Clique para ouvir esta notícia

Equipes da Prefeitura de Canoas seguem mobilizadas em diferentes frentes no atendimento às famílias atingidas pelos temporais e cheias dos rios. De acordo com a Defesa Civil, a inundação atingiu 450 residências, afetando cerca de 1,8 mil canoenses. O total de pessoas resgatadas de situações de risco em diferentes pontos chega a 44.

Até o fim da tarde desta quarta-feira (22), 172 pessoas desalojadas recebiam algum tipo de assistência da Prefeitura. O ginásio da Escola Thiago Würth abriga 32 pessoas (18 adultos e 14 crianças). Outros 62 moradores da rua Berto Círio seguem no salão da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro São Luís. Há ainda cerca de 50 ribeirinhos da Rua da Barca instalados na ponte da BR-448 e outros 30 moradores do Paquetá acampados às margens da rodovia, por se negarem a deixar os locais.

A Praia do Paquetá, rua da Barca e Fazendinha, no bairro Mato Grande, e a região da rua Berto Círio e rua Onofre Pires, no São Luís, seguem como as mais prejudicadas pela cheia do Rio dos Sinos. Há casos também de alagamentos na rua Hermes da Fonseca, no bairro Rio Branco, e na rua General Sebastião Barreto, no bairro Niterói, onde o Rio Gravataí transbordou.

Pico da cheia

De acordo com o Escritório de Resiliência Climática (Eclima), responsável pelo monitoramento das condições climáticas no município, o nível do Rio dos Sinos deve atingir seu pico e começar a baixar mais significativamente nesta quinta-feira (23), em virtude das águas que estão descendo da bacia hidrográfica.

Ainda no começo da manhã desta quarta, o vento Norte predominava na região, o que ocasionou um pequeno recuo de 20 centímetros do nível do Sinos, na Praia do Paquetá. Conforme o Eclima, uma mudança de direção para o vento Sul deve ocorrer nesta quinta-feira, o que contribui para o represamento das águas e, consequentemente, o aumento do volume.

 

Simulação de emergência ocorre nesta quinta-feira na Refap

Um exercício de simulado de emergência será realizado na manhã desta quinta-feira (23), na Usina Termelétrica (UTE) da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), situada na avenida Antônio Frederico Ozanan, 4000. O alarme geral será acionado para comunicar o começo da simulação, que faz parte do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). Não há necessidade dos moradores da região ficarem assustados.

A ação vai ser realizada pela Defesa Civil de Canoas, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Brigada Militar e SAMU, além das equipes do PAM e colaboradores de empresas locais. O objetivo do simulado é colocar em prática os procedimentos necessários em caso de emergência, identificando também possíveis erros nos protocolos para que, em situações reais, não ocorram essas falhas.

Plano de Auxílio Mútuo

O PAM conta com técnicos de segurança, médicos, brigadistas, bem como materiais (viaturas de combate a incêndio, ambulâncias, equipamentos de proteção individual), para utilização em situações de emergência. O plano envolve empresas, bombeiros, Defesa Civil e órgãos de segurança, em uma rede de alerta que, em 15 minutos, é capaz de mobilizar todos os efetivos disponíveis para o combate de um sinistro. A parceria é destinada a estabelecer linhas de ação que garantam o controle indispensável de grandes emergências no interior das indústrias e nas imediações de suas áreas de influência.

 

Projeto Agente Mirim teve primeira ação no bairro Igara

A primeira blitz do projeto Agente Mirim foi realizada na manhã desta quarta-feira (22), com a participação dos alunos da EMEF Castelo Branco, do bairro Igara. Vestindo o uniforme da iniciativa, os estudantes acompanharam os agentes de trânsito em abordagens de conscientização na rua Tapajós.

O Agente Mirim é destinado a alunos do ensino fundamental, com idade entre 8 e 14 anos, matriculados na rede municipal de ensino de Canoas. “Nosso principal objetivo é disseminar boas práticas e educar as pessoas desde a infância, para que cresçam com a cultura consciente e educada para um trânsito mais seguro. As crianças se tornam multiplicadores de ações positivas dentro de seu convívio, gerando assim uma transformação em seu entorno”, afirma o secretário da SMTM, Gilson Azevedo.

O diretor Edinei Fragoso, da SMTM, avaliou como positivo o pontapé inicial do projeto. “Causamos um impacto maior do que o esperado. Os principais comentários recebidos foram em relação a importância da educação no trânsito, que nos dias de hoje já se tornou um problema social. E tivemos relatos de pais dizendo que as crianças já vinham os corrigindo somente por assistir a palestra em sala de aula”, revela.

Os estudantes que participam da aula teórica e da prática recebem um certificado. A próxima blitz será realizada no dia 29 de novembro, às 13h, com alunos do turno da tarde da EMEF Castelo Branco.

Texto: Fábio Radke/PMC
Edição: Carina Jung/PMC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore