No final da manhã desta sexta-feira (12), uma reunião de monitoramento da Operação Choque de Limpeza foi conduzida pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge. O encontro, no Paço Municipal, contou com a participação dos secretários municipais ligados à iniciativa, que promove a revitalização da cidade e a retirada de resíduos das ruas. O objetivo é discutir, semanalmente, o andamento dos trabalhos e os avanços.
O prefeito destacou a importância do esforço para intensificar a limpeza da cidade. “Não podemos permitir que Canoas continue com tantos entulhos, mato alto e todo tipo de lixo espalhado pelas ruas. Por meio do Choque de Limpeza, nas próximas semanas, vamos trabalhar em um prazo de 90 dias, para mudar esse cenário e devolver aos canoenses uma cidade limpa e com espaços públicos revitalizados”, disse.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Lucas Lacerda, detalhou os avanços na primeira semana. “Recomeçamos o programa com as nossas equipes no bairro Niterói, e os trabalhos avançaram bem. No sentido climático, a única preocupação está relacionada à chuva, que impede a realização da capina”, afirmou.
Uma das novidades para contribuir com os esforços são as rondas no período da noite, a fim de identificar pontos com lâmpadas queimadas. “Uma equipe circula de carro pelas ruas do bairro, à noite, anotando e gerando pedidos. São feitas fotografias e anotadas informações como endereço e horário”, explicou o secretário. A próxima reunião de monitoramento será realizada na tarde da sexta-feira (19), novamente no Paço.
O Choque de Limpeza promove a retirada de entulhos e materiais descartados, roçada, limpeza de praças, pintura de meios-fios e manutenção de pontos de iluminação. Com a finalização das demandas, a mobilização avança para um outro bairro da cidade. A iniciativa quer, ao longo das semanas, eliminar todos os pontos de acúmulo de resíduos. A retomada do programa aconteceu no dia 8 de abril, iniciando pelo bairro Niterói. Já a próxima região a receber a iniciativa será a do Guajuviras, a partir da segunda-feira (15).
Encontros semanais serão realizados para analisar o andamento do projeto
Esforços conjuntos da Prefeitura buscam combater o descarte irregular de resíduos
Com o objetivo de combater o descarte irregular de resíduos na cidade, um esforço conjunto da Prefeitura de Canoas, por meio de diferentes secretarias, subprefeituras e órgãos de segurança, está sendo realizado para enfrentar essa prática. Um encontro da Câmara Técnica de Fiscalização, na tarde de quinta-feira (11), no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) da Segurança de Segurança Pública, discutiu um protocolo integrado de enfrentamento ao problema e reforçou a importância da retomada da Operação Choque de Limpeza nesse processo, com a retirada de entulhos e materiais descartados, roçada, limpeza de praças, pintura de meios-fios e manutenção de pontos de iluminação.
“No ano passado, começamos esse enfrentamento ao descarte irregular na região da rua Augusto Pestana, no bairro Fátima, considerado um ponto crítico. Sabemos que esse combate representa um custo alto para o Município, portanto, exige um esforço concentrado dos órgãos públicos e a adoção de diferentes mecanismos para o alcance de um resultado mais efetivo”, afirma o secretário municipal de Segurança Pública, delegado Guilherme Pacífico, que conduziu o encontro.
A discussão do tema durante a reunião resultou na instauração de cinco comitês de diferentes eixos. São eles: (1) Operacional, (2) Fiscalização, (3) Jurídico e Legal, (4) Educação e Social e (5) Operações e Tecnologias. Cada um deles possui a liderança de uma secretaria municipal especifica e é composta por 10 a 20 técnicos. Todas as propostas discutidas foram apresentadas pelo secretário Pacífico, na manhã de sexta-feira (12), ao prefeito de Canoas, Jairo Jorge.
FOTO PRINCIPAL: Participantes estiveram reunidos no Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M)
Escritório de Comunicação