Ao longo deste domingo (6), data do primeiro turno das eleições municipais, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP) de Canoas somou 207 ocorrências durante o funcionamento da ação integrada do Gabinete de Gestão. A estrutura operou junto à sede da SMSP, no bairro Nossa Senhora das Graças. Os casos foram gerenciados por meio de um grupo de trabalho e pelo canal de contato da GM – 153. Alguns deles foram comunicados por denúncias junto às corporações e outros diretamente identificados pelo sistema do monitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
Com a Brigada Militar (BM) agindo no policiamento ostensivo, a Guarda Municipal (GM) esteve nas ruas em apoio aos agentes da Polícia Federal (PF), da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Penal, da Polícia Civil (PC) e da Brigada Militar (BM). Não houve registros de situações de violência junto às seções eleitorais ou tentativas de atentado a qualquer um dos candidatos.
A GM realizou atividades de prevenção e orientação relativas às ocorrências relacionadas ao pleito eleitoral. Os agentes foram acionados para atendimentos de denúncias de boca de urna, com a dispersão desses grupos, em cerca de 15 caso. Ainda ocorreram rondas em mais de 30 locais de votação, sem a constatação de problemas. A GM compareceu em uma seção eleitoral a partir de um desentendimento entre fiscais partidários e agiu em um isolamento de área, onde um caminhão derrubou um poste de energia elétrica.
O Gabinete de Gestão, liderado pelo secretário de Segurança Pública de Canoas, Alex Brandão, teve ainda a presença de lideranças como o juiz eleitoral da 134ª Zona Eleitoral de Canoas, Sandro Antônio da Silva, e o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Clóvis Ivan Alves.
O pleito em Canoas este ano, ao contrário das outras eleições, contou com a presença da Polícia Federal (PF), acompanhando o Gabinete de Gestão no próprio município. A equipe de agentes esteve apoiando nas ruas e no esclarecimento de dúvidas referentes às eventuais irregularidades junto às autoridades policiais.
Irregularidades inibidas
Logo pela manhã, os agentes ainda removeram uma faixa de propaganda, de cerca de dois metros de altura, em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Drummond de Andrade, no bairro Guajuviras. Dezenas de pontos com descarte de material publicitário de campanhas foram visitados, e os santinhos recolhidos por equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSU), responsáveis pela limpeza desses resíduos. Notificações serão expedidas a partir das propagandas retiradas das ruas nas dezenas de limpezas efetuadas. Situações de boca de urna foram inibidas por meio do policiamento ostensivo da BM.
Homicídio sem ligação com a campanha
Ainda chegou ao conhecimento da sala, uma ocorrência policial que resultou em uma vítima de homicídio, no final da manhã, no bairro Niterói. Foram quatro pessoas alvejadas por disparos de arma de fogo, com um homem, de 22 anos, morto e outras três pessoas feridas (dois homens e uma adolescente), mas sem risco de morte. O caso ocorreu por volta das 11h30, na Rua Pará, próximo à Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Guanabara, situada na Rua Alegrete.
A ocorrência foi atendida pela Brigada Militar (BM) e, segundo informações preliminares, trata-se de um caso relacionado ao crime organizado, sem ligação com a campanha eleitoral. As circunstâncias do crime, motivação e autoria serão apurados pela Polícia Civil.