Clínica da Criança trará dignidade para quem precisa de atendimento na Saúde

Clique para ouvir esta notícia

Amanhã, segunda-feira (21), a Secretaria Municipal da Saúde de Canoas apresenta a Clínica da Criança do Hospital Universitário. Ao todo, serão abertos 18 novos leitos pediátricos na casa de saúde, sendo dez de UTI e oito de suporte respiratório para casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), ampliando o atendimento para canoenses e pacientes dos municípios para os quais Canoas é referência em saúde.

Essa medida busca corrigir um retrocesso que houve com o fechamento da Clínica da Criança em 2022. Em um primeiro momento, por 90 dias, a estrutura funcionará como retaguarda e não terá atendimento na porta da emergência do HU. Essa adequação faz parte do programa *Inverno Gaúcho com Saúde. Após os 90 dias, a ideia do Governo Airton Souza e Rodrigo, através da Secretaria de Saúde, será abrir a porta de emergência e atender as crianças que chegarem a casa de saúde.

 

A CLÍNICA JÁ EXISTIA

A Clínica de Saúde da Criança de Canoas já existiu, ele foi inaugurada no Governo Busato, em 15 de abril de 2020, naquela época a unidade tinha 14 leitos para atendimento de urgências e emergências e mais seis leitos para internação. Atendia casos clínicos e cirúrgicos, nas especialidades de pediatria, cirurgia pediátrica, neurologia, endoscopia de urgência, otorrinolaringologia, endocrinologia, cardiologia e pneumologia.

A proposta de atendimento de urgência e emergência, durante 24 horas, todos os dias. O espaço ainda vai contar com a infraestrutura do HU para internação em UTI, tendo 10 leitos pediátricos e 20 neonatais.

 

*O QUE É O PROGRAMA INVERNO GAÚCHO COM SAÚDE?

Lançado oficialmente em 7 de maio, durante o 43º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, em Erechim, o Programa Inverno Gaúcho com Saúde é uma estratégia do governo estadual para enfrentar o aumento da demanda por serviços de saúde nos meses mais frios do ano.

A iniciativa visa a reforçar a rede pública de saúde durante o período de maior demanda por atendimentos, especialmente em função das doenças respiratórias. O valor total previsto pelo programa é de R$ 133,4 milhões. Os recursos já pagos foram destinados a diferentes frentes de atuação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore