A Prefeitura Municipal de Canoas, decretou, na noite desta quarta-feira (18), situação de emergência em razão dos alagamentos que atingiram 35% da cidade, com mais de 100 desabrigados e 500 desalojados.
O decreto descreve, que severos danos foram causados pelas fortes chuvas e causaram prejuízos econômicos, sociais, materiais e ambientais para nossa cidade.
As chuvas acumuladas na cidade, que atingiu cerca de 100 mil pessoas, fizeram com que alguns moradores saíssem de casa, conforme balanço da defesa civil. A maioria dos atingidos não deixaram suas casas e, resistiram, limpando e impedindo os avanços das águas em suas residências.
CASAS DE BOMBAS
A Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria de Defesa Civil e Resiliência Climática, informa que todas as casas de bomba estão em pleno funcionamento e a cidade está retomando à normalidade. Há poucos pontos com acúmulo de água em Canoas, somente em algumas vias do bairro Mathias Velho.
O decreto
O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem no reforço das ações de resposta ao desastre, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Resiliência Climática (SMDCRC).
O documento também autoriza a convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de donativos.
Segundo a prefeitura, com a declaração de situação de emergência, há também a dispensa de processos licitatórios para a contratação de serviços, obras e aquisição de materiais emergenciais.
O decreto se aplica às áreas afetadas, que, segundo a Prefeitura, eram os bairros Olaria, Niterói, Mathias Velho, Fátima, Harmonia, Estância Velha e Cinco Colônias, até às 23h desta quarta-feira. O decreto tem validade por 180 dias.

LEIA MAIS
Abrigo para mulheres desabrigadas pela chuva é aberto em Canoas
Mulheres que necessitam sair de casa são bem-vindas
As mulheres canoenses que precisarem sair de casa devido às fortes chuvas podem contar com um abrigo somente para mulheres e com local não divulgado. As interessadas podem se encaminhar ao abrigo no Ginásio São Luís (Rua Engenheiro Rebouças, n° 1000, bairro São Luís) e pedir para serem transferidas ao abrigo feminino.
A capacidade total do abrigo feminino é de 60 mulheres e seus filhos (meninos até 12 anos), mas com possibilidade de aumentar, conforme a Secretaria da Cidadania, Mulher e Inclusão receber mais doações. As mulheres receberão kit Higiene com desodorante, absorvente, sabonete, shampoo, toalha, escova e pasta de dente, pente, além de cobertor e disponibilidade de tomar banho no local.
















