De acordo com o Ministério da Saúde, se os criadouros não forem eliminados os ovos depositados podem permanecer intactos por meses e devido ao calor eles vão eclodir, dando origem a um novo ciclo do mosquito da dengue
A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se torna mais prevalente durante o verão devido às condições climáticas favoráveis para a proliferação do mosquito.
De acordo com o Painel de Casos de Dengue do RS, do Governo do Estado, o Rio Grande do Sul já contabilizou, em 2025, o total de 52 óbitos devido a doença. São 42.018 casos confirmados, com 477 municípios infestados. (Dados atualizados em 16.12.2025).
Os principais sintomas incluem:
- Febre alta repentina
- Dor de cabeça intensa
- Dor atrás dos olhos
- Dores musculares e articulares
- Náuseas e vômitos
- Erupção cutânea
- Cansaço extremo
- Sangramentos leves (como sangramento nasal ou gengival)
A coordenadora acadêmica da Faculdade Anhanguera, Mestra em Enfermagem Andressa Telles Borges, salienta que, no verão, é essencial ampliar os cuidados com o mosquito e identificar água parada a fim de evitar novos casos.
“A prevenção é a melhor forma de combater a doença, através da eliminação de criadouros e proteção pessoal. Em caso de suspeita de dengue, é fundamental buscar atendimento médico e seguir as recomendações para o tratamento adequado. Com medidas preventivas eficazes, é possível reduzir significativamente o risco de transmissão”, ressalta.
Andressa dá algumas dicas de cuidados. Confira:
Elimine água parada: Verificar se não há nenhum objeto que possa acumular água, como pneus, garrafas, latas, baldes, entre outros, além de manter as calhas limpas e sem obstruções e verificando se não há vazamentos de água, principalmente dentro de casa.
Instale telas de proteção: Instale telas nas janelas e portas para impedir a entrada do mosquito da dengue em sua casa.
Manter o Ambiente Limpo: Manter o ambiente ao redor de casa limpo e livre de entulhos. Manter o quintal e os jardins aparados e sem acúmulo de folhas e detritos.
Uso de Repelentes: Aplicar regularmente repelentes de mosquitos na pele exposta. Usar roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o amanhecer e o entardecer, quando os mosquitos estão mais ativos. Além disso, a sugestão é usar larvicidas e inseticidas em recipiente de água que não possam ser eliminados, como caixas d’água.
Cuidados Especiais durante Viagens: Utilizar telas em janelas e portas em áreas onde a dengue é endêmica. Utilizar repelentes e roupas protetoras durante atividades ao ar livre em áreas propensas à dengue.
Cooperar com as campanhas de prevenção: Participar de campanhas de prevenção promovidas pelo governo e por organizações locais é uma forma de ajudar a prevenir a proliferação do mosquito da dengue em sua comunidade.
Disque-denúncia AEDES EGYPTI: 0800 645 9889
Sobre a Anhanguera – Fundada em 1994, a Anhanguera oferece para jovens e adultos uma infraestrutura moderna, ensino de excelência e um portfólio diversificado com mais de 47 cursos de graduação presenciais, 43 semipresenciais e 96 na modalidade a distância, além de pós-graduações, cursos livres, profissionalizantes, técnicos, EJA e preparatórios, com destaque para o Intensivo da OAB. Pertencente à Cogna Educação, o mais diversificado e maior grupo educacional do país, a marca está presente em mais de 106 unidades e 1.698 polos em todos os estados brasileiros, atendendo a milhares de alunos por meio de professores especialistas, mestres e doutores. Com o conceito lifelong centric, centrado na aprendizagem em todas as fases do aluno, 91% das instituições possuem notas 4 ou 5 no MEC. Para mais informações das soluções educacionais, acesse o site e o blog.


















