Em fevereiro de 2025, o Rio Guaíba recebeu o Heineken Floating Bar, estrutura temporária da marca que proporcionou uma experiência única aos fãs da marca ao combinar gastronomia e entretenimento em um ambiente flutuante em Porto Alegre. A iniciativa integrou a plataforma de cultura e sustentabilidade da marca, Green Your City, e deixou como legado a destinação do lucro de R$1M para a criação de um edital voltado à implementação de soluções sustentáveis na região, realizado em parceria com o Quintessa, organização que desde 2009 estrutura e implementa iniciativas focadas em clima e desenvolvimento econômico.
Foi a partir desse processo que o Instituto Retomada, organização voltada à regeneração de territórios afetados por desastres climáticos, foi selecionado para desenvolver o Sarandi +Verde, projeto que une educação ambiental e requalificação urbana para transformar o bairro Sarandi, na zona norte de Porto Alegre.
Festival +Verde marca nova fase da Praça Oliveira Rolim
No próximo dia 06 de dezembro de 2025, o bairro Sarandi celebrará seu aniversário com o Festival +Verde, um evento gratuito e aberto à comunidade que marca oficialmente a inauguração da nova Praça Oliveira Rolim após as ações de revitalização realizadas pelo Instituto Retomada.
O festival contará com atividades culturais, oficinas ambientais e atrações para toda a família, promovendo a reconexão da comunidade com o espaço público e reforçando a importância da regeneração urbana como ferramenta de pertencimento e bem-estar coletivo.
Entre as melhorias realizadas na praça estão a instalação de mobiliário urbano, a implantação de um jardim de chuva — que auxilia no escoamento da água em períodos de fortes chuvas — e o plantio de uma Floresta Miyawaki, técnica que utiliza espécies nativas para acelerar o crescimento da vegetação e aumentar o conforto térmico.
“O Sarandi +Verde é sobre devolver vida e sentido aos espaços públicos. Nossa atuação busca transformar o impacto das enchentes em aprendizado coletivo, com soluções que unem natureza, arquitetura e comunidade,” afirma Michel Porcino, fundador do Instituto Retomada.
As ações do projeto também incluíram oficinas práticas com lideranças locais, voltadas à educação ambiental e à gestão comunitária da praça, fortalecendo o envolvimento dos moradores e estimulando práticas sustentáveis no território.
“Para nós, sustentabilidade é sobre criar soluções que permanecem. Apoiar o Instituto Retomada na revitalização do Sarandi é um exemplo de como a Heineken transforma experiências em oportunidades reais de reconstrução e pertencimento”, comenta Ligia Camargo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.

Sobre o Heineken Floating Bar
O Heineken Floating Bar é uma estrutura temporária que oferece uma experiência única, combinando gastronomia e entretenimento em um ambiente flutuante.
No bar, todos os copos são reutilizáveis e há áreas de acessibilidade. Outros serviços, como a interpretação de libras, visam promover a inclusão e a sustentabilidade. Seu objetivo é promover práticas sustentáveis e deixar um legado positivo nas cidades que o recebem. Por isso, 100% do lucro gerado é direcionado para projetos de sustentabilidade, reforçando seu caráter sem fins lucrativos e seu compromisso com um impacto real na região.
No final de 2024, o projeto esteve presente na cidade de Curitiba no lago da Pedreira Paulo Leminski. A iniciativa também contemplou a abertura de um edital para apoiar e impulsionar projetos de inovação e sustentabilidade da capital paranaense, junto da Quintessa.
Já em São Paulo, o Heineken Floating Bar teve início em 2023 e promoveu uma nova perspectiva sobre a relação dos cidadãos com o rio Pinheiros. Em parceria com a SOS Mata Atlântica, o lucro recebido nessa edição foi 100% revertido para apoiar seis projetos que colaborassem com a bacia hidrográfica em todo o seu entorno.
Sobre Green Your City
Green Your City é uma plataforma com uma série de iniciativas com o viés de cultura e sustentabilidade para a cena cultural e a ressignificação de espaços urbanos. É um olhar inédito para formas de discutir o impacto ambiental, por meio de experiências de marca e um convite à reflexão. São metas da plataforma:
Energia Verde (renovável): 50% dos pontos de venda de Heineken em 19 capitais terão energia renovável até 2030. A marca atua como ponte e multiplicadora na conversão para fontes sustentáveis de energia;
Circularidade: 80% das embalagens da Heineken serão circulares até 2030. Implantar um sistema de economia circular para as embalagens, inclusive para as garrafas long necks, é uma ambição prioritária para a marca;
Microflorestas: A Heineken vai plantar microflorestas urbanas em 19 capitais do país até 2030. Os bolsões verdes são uma tecnologia baseada na natureza que visam colaborar com sombreamento, redução de temperaturas, absorção de água e purificação do ar.
Consumo Responsável: Desde 2010 a Heineken investe 10% de toda sua verba de marketing em ações de consumo responsável. O objetivo é atingir anualmente 90% da população conectada com a mensagem de responsabilidade e consciência com consumo de álcool.
*Energia verde = energia renovável.
Sobre o Instituto Retomada
O Instituto Retomada atua na regeneração de territórios afetados por desastres climáticos, promovendo desenvolvimento sustentável com foco em impacto social, ambiental e econômico. Por meio de metodologias participativas, conecta comunidades, ONGs e pequenos negócios, estimulando a reconstrução e o protagonismo local. Já atuou em diversas regiões severamente afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, com resultados expressivos em engajamento comunitário e restauração ambiental.
Saiba mais: https://www.retomadabr.org/
Sobre o Quintessa
O Quintessa estrutura e implementa iniciativas focadas em clima e desenvolvimento econômico, junto a empresas, investidores, filantropos e instituições públicas. Pioneiro no país, com mais de 15 anos de experiência, atua com soluções empreendedoras e iniciativas intersetoriais. Detém o maior pipeline de inovações de impacto do Brasil, ampla rede de relacionamento com o mercado, além de resultados consistentes de suas metodologias – com mais de R$270 milhões de investimento mobilizados.
Saiba mais: www.quintessa.org.br


















