Nesta segunda-feira, 4, começou os trabalhos de alinhamento da Comissão de Transição do Governo em Canoas. Pela manhã, a equipe do prefeito eleito, Airton Souza, se reuniu para alinhar os primeiro movimentos.
De acordo com Rossano Gonçãvez, coordenador da transição por parte do governo eleito, além das informações previstas pela Lei Estadual 15.826-22 como a exigência da transparência nas contas, no caixa da Prefeitura e nas leis de diretrizes orçamentária (LDO e LOA), um dos pontos mais importante do alinhamento na transição vai ser a parte das obras. “Acredito que todo canoense tenha isso como prioridade, a questão do andamento das obras dos diques. Falamos muito isso durante a campanha, de que nenhuma obra irá parar, e essa é uma das nossa prioridades, mas, precisamos ter acesso aos documentos e em como estas empresas foram contratadas. Hoje, na documentação oficial que já tivemos acesso, não consta os nomes responsáveis por todas as obras citadas”, afirma. “Neste primeiro momento, precisamos é de agilidade para obter as informações e temos certeza de que não teremos problemas neste sentido”, completa.
No que diz respeito à formação da equipe de transição, o pedido é que seja designado servidores de referência de cada área específica de atuação para o trabalho transitório. “Uma das bases da nossa transição está no pedido de que a atual gestão nos ceda servidores de carreira que tenham conhecimento técnico das áreas básicas de Canoas, como Saúde, Obras, Educação, Controle Interno, Finanças e Administração”, afirma Marcos Daniel, membro da Comissão de Transição. “Os servidores de carreira são a memória do Município, e ter eles conosco neste momento é fundamental para que o trabalho em janeiro aconteça de forma ágil e efetiva”, explica.
O conhecimento técnico é a base do trabalho a partir de agora. “Um dos nossos objetivos vai ser olhar com atenção para as áreas de deteriorização da cidade. A habitação é uma delas. Sabemos que tem muitas famílias que ainda estão esperando pelo laudo técnico. Sem esse laudo das suas casas, elas nao recebem dinheiro. Outro fator é a questão da limpeza da nossa cidade. Os esgotos estão todos limpos? Segue sendo feita a manutenção deles ou foi apenas algo momentâneo na crise? Assim como as obras, o andamento delas e o valor que Canoas está pagando por elas”, afirma Odir Bacharini, responsável técnico da Comissão de Transição.
A reunião ainda contou com a presença do vice-prefeito eleito, Rodrigo Busato e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal. A primeira reunião entre os governos acontecerá na tarde desta segunda-feira.
Uma Resposta
vocês não tem vergonha na cara? depois de toda essa baixaria o condenado escondendo dinheiro pra compra de votos, ainda quererem assumir a prefeitura.