A Prefeitura de Canoas conta com diversas ferramentas para atender as demandas da população. Um dos principais canais de comunicação com o Poder Executivo é a Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). Por meio desta estrutura, os canoenses podem solicitar a realização de diversos serviços, de forma gratuita.
O atendimento é feito pelo telefone 0800-510-1234 ou, presencialmente, na sede, localizada na Rua Ipiranga, 120, no Centro. Confira alguns dos serviços que podem ser encaminhados via CAC:
– Saúde: solicitação de fraldas, oxigenioterapia, transporte social e material ambulatorial.
– Desenvolvimento Urbano e Habitação: entrega de habite-se, certidões e termos de posse e solicitação de demolições, desmembramentos e unificações.
– Serviços Urbanos: pedidos de recolhimento de entulhos, caliças e restos de poda, manutenção de iluminação pública, defesas e prorrogação de prazo de terrenos baldios notificados e solicitação de perpetuidade para cemitério.
– Fazenda: encaminhamento de isenções, averbações e certidões.
– Cultura: inscrições de projetos na área cultural.
– Educação: solicitação de transporte para alunos com deficiência e de passagem escolar.
– Meio Ambiente: denúncias de poluição ambiental e danos contra flora e solicitação de podas e cortes de árvores.
– Segurança Pública: pedido de imagens das câmeras de segurança.
– Transportes e Mobilidade: abertura de defesa e recurso de trânsito, solicitação de manutenção da sinalização e demandas sobre transporte coletivo.
– Obras: solicitação de abertura de vala para instalação de água, limpeza e manutenção da rede pluvial e defesas e recursos de infrações.
Ferramentas de participação
Para aproximar ainda mais a comunidade e o poder público, a Prefeitura de Canoas desenvolve as ferramentas de participação popular. Os programas são realizados semanalmente, possibilitando que a população apresente suas demandas e sugestões diretamente ao prefeito, secretários, subprefeitos e subprefeitas. A ideia é disponibilizar um canal direto de comunicação com a Administração Municipal e, assim, facilitar a resolução dos problemas e melhorar a vida dos canoenses.
Saiba mais sobre cada programa
Prefeitura na Rua – Principal ferramenta de participação, acontece sempre aos sábados em um bairro diferente da cidade. O atendimento é feito diretamente pelo prefeito, secretários e subprefeito (a) da região, das 9h às 12h, em uma mini estrutura da Administração Municipal montada especialmente para receber a comunidade. Durante o evento, o público conta, ainda, com a oferta de uma série de serviços gratuitos e orientações.
Prefeitura na Estação – O projeto ocorre todas as quintas-feiras, a partir das 5h30, em uma das estações da Trensurb na cidade. É a oportunidade de os canoenses encaminharem suas demandas diretamente ao prefeito.
Prefeitura Aberta – A iniciativa ocorre nas segundas-feiras, no período da tarde, com atendimento individual e direto pelo prefeito, a partir das 14h, no Gabinete. As inscrições são abertas sempre na sexta-feira anterior, às 9h, no site da Prefeitura.
Prefeitura Presente – O programa ocorre às sextas-feiras, quando uma equipe da Administração Municipal percorre ruas e equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas. O grupo, formado pelo prefeito, secretários municipais e subprefeitos (as), percorre um bairro diferente a cada semana, para verificar de perto as demandas dos moradores e encaminhar soluções.
Prefeitura Itinerante – Em breve será lançado o novo programa, que estará de segunda a sexta-feira nos quatro quadrantes e na região central da cidade, ouvindo a comunidade e buscando sugestões. Aos domingos, a iniciativa será levada aos parques.
Para saber mais sobre o funcionamento da Prefeitura de Canoas e todos os serviços disponibilizados, visite o site oficial: www.canoas.rs.gov.br
Uma Resposta
Gostaria muito que agilizassem o protocolo 2023/04-002740
Tentamos ano passado e em abril de 2023 novamente.