Estamos começando o ano de 2025, Canoas está sob nova administração política, assumem hoje, 1º de janeiro, à Prefeitura Municipal de Canoas Airton Souza (PL), o prefeito, e Rodrigo Busato (União Brasil), o vice-prefeito. Na Câmara de Vereadores também teremos os vereadores assumindo suas cadeiras, serão 21, sendo oito novos e 13 reeleitos. É dos edis que iremos falar, vamos apresentar para a população seus representantes na gestão de 2025 a 2028. Será deles o compromisso de criar projetos de leis e, principalmente, fiscalizar a administração pública nos próximos quatro anos.
No quadro CONHECENDO OS VEREADORES, estamos trazendo hoje o primeiro deles, é Giovanni Rocha (PSD), ele foi eleito para um primeiro mandato com 2.459 votos. Para quem não conhece Giovanni Rocha, ele é empresário, comerciante e cabeleireiro em Canoas. Aqui vamos mostrar um pouco do que pensa o vereador.
Quem é Giovanni Rocha, o primeiro vereador eleito representante da LGBTQIA+ em Canoas?
Sou um canoense nato, empresário, comerciante e cabeleireiro. Um apaixonado pelo movimento social, casado com o advogado Thiago Costa, e que luto há anos pelo meu espaço na sociedade, com trabalho e força de vontade. Chego na vereança não por uma bandeira, mas pela defesa de Direitos sociais para todos.
Você vem de uma trajetória empresarial de sucesso, como pretende usar isso na política?
Sempre disse durante minha caminhada que para mim a política é vocação, e não profissão. Sou empresário, apaixonado pelo comércio e cabeleireiro desde meus 15 anos de idade. Tenho certeza que levarei toda experiência de gestão, de liderança para a vida pública e, além disso, conto também com o apoio do privado, assim como empresários e comerciantes para atuar no legislativo canoense.
Você foi introduzido na política pelo Prefeito, por três mandatos, Jairo Jorge. Ele foi derrotado nas urnas, qual será sua postura na Câmara em relação ao governo Airton Souza?
Durante minha campanha defendi que tínhamos dois tipos de vereadores, aquele que fazem. Parte da base do governo é que contam com a vida ganha, e aqueles que fazem parte da oposição e brigam para ter oportunidade de entrar. Sou vereador de Canoas, eleito pelo povo, terei voz independente para defender minha cidade e as pessoas, o diferente do prefeito que lá estivesse. Tenho grande admiração pelo prefeito Jairo como pessoa e gestor, e grato como todo canoense pela nova Canoas que ele nos proporcionou.
Não podemos deixar de falar das polêmicas em sua trajetória, o senhor enfrentou problemas com colegas também eleitos como pretende conviver com eles nestes quatro anos?
Estarei olhando para frente, trabalhando pela minha cidade e pelas pessoas, fui eleito pelo povo para servir Canoas, defender, legislar, fiscalizar, ser voz de todos, em especial daqueles que chamamos de minorias, mulheres, LGBTQIAP, negros, pessoas em vulnerabilidade e todos que precisarem da minha voz.
Giovanni, sua trajetória mostra, antes de ser político, de compromisso com os mais necessitados, conte um pouco desse empresário envolvido com causas sociais?
Minha origem e humilde, de uma família grande de 10 irmãos, no qual sou o caçula, sai de casa cedo para buscar oportunidade profissional, no qual minha profissão me realizou em todos os meus sonhos. O movimento social para mim vai além de doações, mas tenho grande objetivo de oportunizar essas pessoas e capacitar para terem um futuro melhor.
Sobre sua votação, já conversamos, o senhor esperava um resultado melhor, mesmo eleito você se sentiu traído nas urnas?
Trabalhei por toda cidade, em todos os cantos e as urnas demonstraram isso, quando obtive votos com paridade em todas as regiões, praticamente a mesma votação no lado oeste e no lado leste. Dentre os vereadores eleitos, em primeiro mandato alcancei o primeiro lugar, de modo que entendo ser uma grande vitória esse reconhecimento do povo, e pude ter a dimensão da dificuldade que é fazer campanha e concorrer com políticos de carreira, num cenário que a campanha (de um candidato gay) diferencia muito dos demais, assim como da mulher e do negro.
Qual o limite político de Giovanni Rocha, talvez chegar um dia ao Paço Municipal?
Não pretendo fazer carreira no legislativo, sem dúvidas darei meu melhor como tudo que faço, legislando, projetando e fiscalizando, mostrando o verdadeiro trabalho de um vereador, e quem sabe em breve alçando novos voos.
Por fim, deixe uma mensagem aos seus eleitores, afinal eles são os verdadeiros responsáveis por você estar na Câmara de Vereadores de Canoas.
Quero agradecer aos 2.459 cidadãos canoenses que confiaram a mim o seu voto, me fazendo vereador na cidade em que nasci, empreendi, e que realizei todos os meus sonhos. Cidade que tem a minha família, meus amigos, e terá o melhor de mim, para garantir uma cidade cada vez melhor.
Me comprometo a lutar por mais saúde, mais educação, mais inclusão, mais oportunidades, em especial levar resposta para todos os canoenses.
Um grande abraço do, agora, seu vereador Giovanni Rocha.
Uma Resposta
Acredito na mudança e na reconstrução de nossa cidade..E do seu lado Giovanni Rocha vanoas será uma cidade melhor para vivermos .