Hoje nosso papo é com o vereado Emilio Millan Neto (PT), ele se reelegeu para seu oitavo mandato com 1.946 votos. O Café com o Aldeia de Notícias foi aquele de “raiz”, e vamos apresentar mais um capítulo do CONHECENDO SEU VEREADOR.
Emílio é canoense, nasceu no dia 25 de dezembro de 1965, pai do Daniel e da Rebeca, é casado com Mirian Luciane Millan. É advogado e vereador há sete mandatos consecutivos, começando agora seu oitavo.
Desde cedo, teve interesse por causas sociais e religiosas. A partir de 1980, começa a atuar como líder na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Trabalhou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) como presidente do colegiado de funcionários, organizador e instrutor de cursos de informática para educação, professor do curso de Educação para Adultos e, por seis anos, foi secretário-geral da Faculdade de Educação.
Em 1986, filiou-se ao PT, onde foi presidente municipal no período de 2005 a 2007 e 2015 a 2017. Em 1987, ajudou a organizar a ocupação do Guajuviras, sendo morador do bairro até hoje. É líder da Bancada do PT na Câmara.
VEJA AS RESPOSTAS DO VEREADOR
O senhor é um dos vereadores mais antigos do Legislativo Canoense, conte um pouco dessa exitosa caminhada?
Sempre participei das lutas pelas causas sociais, fui secretário da Faculdade de Educação da UFRGS, onde iniciei minha militância na política, sempre pela esquerda. Em 1994 fui eleito a primeira vez e desde então venho recebendo aprovação das urnas pelo trabalho exército pelo nosso coletivo. Minha principal bandeira é pela garantia dos direitos fundamentais.
O vereador foi um dos maiores defensores da gestão Jairo Jorge, hoje é oposição, como será sua relação com o governo?
Fui líder do Governo Jairo na Câmara, governo realizador e comprometido com a cidade. Minha relação com o novo governo será de fiscalização, aconselhamento e cobrança. Quero ver nossa cidade reconstruída e não sucateada. Não podemos retroceder. A mudança tem que ser para melhorar a vida das pessoas.
O que acha da ação de seu partido no pleito de 2024, o PT não teria condições de disputar à Prefeitura?
Teria. Mas o PT optou em unir forças para aquele pleito. O Jairo Jorge fez um bom trabalho na cidade, então unir esforços, naquele momento, era o melhor para que não houvesse retrocesso nas conquistas alcançadas.
A que se deve sua reeleição, a igreja e seu trabalho como parlamentar?
Benção divina, e agradeço a Deus todos os dias pelo desafio dado. Tenho apoio da minha família, amigos, companheiros e irmãos. Meu coletivo é muito plural, lideranças em diversas áreas de lutas, costumo dizer que eles unidos elegeriam quem eles quisessem. Eu apenas emprestei meu nome a esse coletivo de homens e mulheres de lutas e de sonhos.
Você foi figura importante no processo que tentou o impedimento do vice-prefeito Nedy, qual a importância daquele momento político para Canoas?
É uma página já virada na minha vida. Mas ressalto que o maior erro dele foi deixar de governar a Cidade e focar no impedimento do Jairo Jorge.
Jairo Jorge e Maria Eunice perderam o pleito, o que o senhor acha que impactou no resultado da eleição?
A enchente absorveu muito o governo e com isso outras pastas sofreram prejuízo. O fato de muitas escolas estarem fechadas para votação também potencializou a abstenção nas urnas. Fomos vítimas de muitas notícias falsas que acabaram causando rejeição ao nome do nosso candidato. Creio que se tivéssemos um pouco mais de tempo venceríamos.
O senhor tem alguma decepção com o pleito de 2024?
Senti muita tristeza com a derrota da Prefeito Jairo Jorge, ele é um gestor visionário, trabalhador, inteligente e dedicado, perdemos essa chance. Tenho muito medo de ver as obras essenciais serem paradas, em especial a dos diques.
Qual o futuro de Emílio Neto, o senhor quase foi o candidato a vice de Jairo, como será em 2026 e 2028?
Pretendemos, agora em março, com nosso coletivo ampliado, fazer um planejamento estratégico onde todos esses assuntos serão pauta. Tenho minha carreira política pautado por esse coletivo. Não caminho sozinho, penso e atuo coletivamente.
Deixe uma mensagem para a população canoense.
Continuarei sendo um parlamentar aguerrido. Estamos sempre de portas abertas para receber elogios, críticas e sugestões. Apareçam, sala 13 da câmara de Vereadores.