Hoje o nosso CONHECENDO SEU VEREADOR da Aldeia tomou um café com Juares Hoy (PP), ele foi recentemente reeleito para seu oitavo mandato de vereador, com Juares Hoy 1.914 votos.
Sempre ácido, o policial/vereador não poupou “elogios” para seus desafetos políticos e mostrou um pouco de sua história como cidadão, policial civil e vereador em Canoas.
Seu histórico, começa como funcionário público desde 1976, quando ingressou na Polícia Civil do RS como inspetor de Polícia. Juares Hoy tem sua área de atuação voltada principalmente para as áreas da Segurança Pública, Transportes e Saúde, entre outros setores.
Em 1992, elege-se vereador pelo PDT, com 1.994 votos, tendo sido o terceiro mais votado da cidade. De 2003 a 2004, assume na Câmara de Vereadores e torna-se líder do PDT. É reeleito vereador em 2004, com 3.317 votos. De 2005 a 2008, exerce a função de presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara. Em 2008, é reeleito para o 4º mandato pelo PDT, agora com 3.775 votos. De 2009 até a presente data, novamente torna-se presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara. Em 2012, é reeleito para o 5º mandato pelo PDT, com 2.948. Em 2013, torna-se presidente da Câmara Municipal, eleito por unanimidade. Em 2016, filia-se ao PTB. Reeleito para o sexto mandato, volta a exercer a Presidência do Legislativo canoense em 2017. Em 2020 reelegeu-se para o 7º mandato pelo PTB, com 2450 votos e por fim se reelege para o 8º mandato em 2024.
Juares nos contou um pouco deste logo tempo na vida pública, onde se diz satisfeito, “por ser reconhecido mais uma vez por prestar serviço público ao cidadão Canoense com comprometimento, ética, respeito, agilidade e transparência”.
Juares Hoy é o líder do Governo Airton Souza na Câmara de Vereadores de Canoas
O senhor irá completar, neste mandato, 32 anos. É uma vida política, conte um pouco dessa caminhada para a população canoense.
Em 1990 iniciei chefiar serviço de investigação da DP de Niterói combatendo o crime, especialmente os roubos, acabei sendo convidado a concorrer a vereador e me elegi como o terceiro mais votado da cidade pelo PDT (que virou puxadinho do PT), fiz mais voto que o Ronchetti e o Cica! Em 1994 me destaquei em comandar a CPI dos telefones e aí achei que estaria reeleito! Estranhamente nessa última eleição com cédulas a caneta, nas últimas horas saí de uma votação razoável e no final fiquei fora por 48 votos e que até hoje não aceito!
Já participaste de governo, mas na maioria das vezes o senhor foi uma voz forte na Câmara, como o amigo se define como vereador?
Sempre ao lado da verdade e do bem! Não aceito conluios e busco a verdade e a transparência no exercício do mandato! Chefiei a 2ª DP de Niterói, 1ª DP, 4ª DP e a DPPA (Delegacia de Pronto atendimento), sem nunca responder processos por abuso de autoridade ou fui investigado.
Sempre exerci o cargo ao lado da transparência e o exercício legal da função de policial. Não envergonhei a Polícia Civil nunca, pelo contrário recebi elogios e medalhas de vários Diretores da Polícia Civil.
O senhor tem uma longa carreira como policial, as duas tarefas se confundem. Como é essa árdua batalha?
Passei por mais de 26 anos exercendo o cargo de Vereador e combatendo o crime na ativa da Polícia Civil como Comissário de Polícia e nunca misturei voto, eleitor ao combater o crime e por isso cheguei onde cheguei, ao oitavo mandato com lisura e reconhecimento da sociedade canoense, em especial pela Direita, que não nasceu com Bolsonaro e sim nasceu com os homens e mulheres do bem.
O Presidente Bolsonaro nos alimentou com o Patriotismo contra a esquerda doentia e envolvida em grandes escândalos de corrupção, tirando desta forma os direitos dos cidadãos na plena liberdade de expressão e hoje vivemos uma ditadura da Toga. Vergonheira!
Qual sua bandeira e seu eleitorado?
Minha bandeira é o bem comum e o serviço público sem corrupção e, atender as verdadeiras necessidades da população! A Segurança Pública é meu norte.
Veja, que o ex-Prefeito Jairo em quase 12 anos de governo não comprou uma única bicicleta para as polícias Civil e a Brigada! Ele te repugnância a Polícia.
Por que será?
Repito: não comprou um único pneu em mais de 11 anos que desgovernou essa cidade! Destruiu a segurança. Só falácia.
O Juares polêmico, é um personagem ou estratégia política?
Não sou polêmico, sou verdadeiro!
Fui dois anos líder do Governo Busato, Líder do Governo Nedy e agora Líder do Governo Airton.
Por que será?
Não preciso me autoelogiar, mas fui conduzido por competência. Nenhum outro Vereador foi líder em 3 governos. Sou sério e exijo transparência. Por isso sou carimbado por ser polêmico. Confusão de análise, sou profissional!
Esse pleito foi o mais difícil de sua vida, visto que o senhor foi eleito na sobra. O senhor se sentiu prejudicado na eleição?
Nessas eleições fui perseguido como nunca por toda a estrutura do governo Jairo, processos e mais processos, fiz mais de 150 petições me defendendo. Perdi tempo precioso, mas ganhei todos os processos e até mesmo dos puxas sacos do ex-Prefeito.
Perderam e vão perder muito mais!
Vou buscar indenizações devidas e serão condenados na área criminal. Já estão indiciados. Tenho ficha limpa! Trinta e oito anos na Polícia civil e saí como entrei aos 19 anos de idade, limpo e com uma história linda de vida. Na vereança, lá se vão 32 anos com lisura e sendo recebido sempre com aplausos na sociedade canoense.
O senhor é líder do governo na Câmara, faça uma análise do novo legislativo de 2025, são novos tempos e novos personagens na legislatura. Qual foi sua primeira impressão dos colegas e dos debates na última sessão que aprovou a reforma administrativa?
Vou exercer a liderança junto aos Vereadores da Base em busca do bem comum. Estarei de plantão para ouvir a população, o governo e os vereadores em busca de RECUPERAR a cidade que foi vítima da destruição não somente pelos dois vendáveis e a enchente e também pelo péssimo governo do ex-Prefeito, afastado por três vezes e não foi afastado por ir muito na missa e sim por graves indícios de corrupção segundo o Ministério Público Estadual e Federal, referendado pela mais alta corte do Estado, o Tribunal de Justiça e pelo Tribunal Federal (TRF 4). Por tudo isso devemos muito a esse povo sofrido e abandonado pelo governo passado.
A Saúde nem se fala, em Canoas é caso de Polícia. Logo virão desdobramentos e os homens de preto estarão batendo de madrugada de novo em algumas casas e apartamentos de luxo, tenho dito.
Deixe uma mensagem para a população canoense?
Estarei de plantão em defesa da minha cidade e da lisura do gasto do dinheiro público. Não mudo de lado, não pulo ao lado do poder, não sou puxa saco, não levo ninguém para compadre.
Essa será minha vida, minha história!
Uma Resposta
Juares Hoy Sempre foi um bom vereador lutando pelas causas do nosso povo