No primeiro dia da Expointer, a Universidade promoveu roda de chimarrão com alunos e professores; a programação segue com atividades práticas, palestras e ações de diferentes cursos ao longo da semana.
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) marcou presença no primeiro dia da 48ª Expointer, realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A abertura das atividades foi marcada por uma roda de chimarrão, reunindo alunos e professores da instituição. O encontro reforçou a integração entre a comunidade acadêmica e o evento.
O professor dos cursos de Medicina Veterinária e Agronomia da Ulbra, Fernando Machado, destacou a importância da participação dos estudantes na feira. “A gente sabe que é a maior feira a céu aberto da América Latina, então todas as tecnologias e inovações estão aqui. Para os alunos, isso é muito importante, porque eles conseguem ver na prática aquilo que aprendem em sala de aula. Institucionalmente, também é um momento estratégico, já que a presença da Ulbra se vincula à de grandes empresas do setor. Aqui na Casa da Ulbra teremos palestras, mini aulas e um espaço para os estudantes se reunirem. É um lugar para todos se sentirem em casa durante a feira”, afirmou.
A acadêmica de Medicina Veterinária Amanda Eduarda Schmitz também ressaltou o impacto positivo da experiência. “É importante para as pessoas reconhecerem nosso curso e a relevância dele no mercado. Assim, a Ulbra consegue mais visibilidade e atrair novos alunos. Com as aulas acontecendo aqui, a gente tem uma visão mais clara do mercado de trabalho e do contato com os animais. Também é uma oportunidade de networking com os profissionais da área”, destacou.
Agenda acadêmica segue durante a semana
A partir da segunda-feira (1), a programação da Ulbra terá destaque para as atividades acadêmicas na área da Medicina Veterinária, entre elas:
- Atividade prática de Medicina de Ruminantes;
- Atividade prática sobre manejo de espécies não convencionais;
- Aula sobre tecnologias inovadoras na Medicina Veterinária no laboratório MSD;
- Palestras sobre testes imunocromáticos;
- Atividade prática de Semiologia Veterinária;
- Roda de conversa AgroVet: pontos em comum; onde as profissões se encontram.
Ao longo da semana, outros cursos da universidade também terão atividades em seus espaços na Expointer, incluindo Agronomia, Medicina Veterinária, Engenharias, Direito e Medicina, reforçando a presença acadêmica e cultural da instituição na feira.
A participação da Ulbra na Expointer se estende até 7 de setembro, em dois ambientes principais: a Casa da Ulbra (setor F, quadra 45) e o Lounge Brasa e Prosa, coordenado pelo chef Edi Dagrê. Nestes espaços, os visitantes podem acompanhar atividades acadêmicas, culturais e de integração com o agronegócio, além de rodas de conversa, oficinas e atrações artísticas.
Com essa programação diversificada, a Ulbra reforça seu compromisso com a formação prática dos estudantes e a conexão com o agronegócio gaúcho durante toda a 48ª Expointer.