Nesta sexta-feira (5) Canoas realizou a Assembleia da Consulta Popular RS 2025, oportunidade em que a comunidade escolheu os projetos prioritários que irão representar o município junto ao Governo do Estado. Além disso, foram definidos os delegados que acompanharão o processo até a próxima edição, em 2026.
Foram eleitos como prioridades de Canoas a aquisição de maquinários para o Centro de Capacitação da Economia Solidária (CCPES) e estrutura para montagem de feiras, o Prêmio RF para Iniciativa na luta contra o Câncer, castração de cães e o fortalecimento da infraestrutura socioassistencial da cidade.
Para representar Canoas no processo da Consulta Popular 2025/26, foram eleitos como delegados: Walter Kuhne Junior, Fabiano Rodrigues Pereira, Sandra Pires Correa, Eva Eloi Dornelles de Lacerda e Tania Regina Gonçalves de Borba.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Patrícia Augsten, destacou a importância da mobilização da comunidade. “Hoje estamos aqui para uma consulta popular, para eleger quatro projetos do município de Canoas, de dez projetos inscritos no COREDE do Vale dos Sinos. O COREDE tem um recurso muito grande aqui para a região e cada cidade vota em seus projetos prioritários para depois levar para o Estado. Nós mobilizamos a população de Canoas para virem e votarem nos projetos de preferência para que depois a gente consiga buscar estes recursos junto ao Governo do Estado.”
Já a chefe de unidade, Camila Ferreira, reforçou o caráter participativo do processo. “A consulta popular é um movimento organizado pelo Governo do Estado, que tem a oportunidade de financiar projetos que vêm das proposições populares. Hoje, em Canoas, o objetivo é eleger as nossas quatro prioridades para serem financiadas através deste recurso, para que a gente consiga alcançar uma melhor qualidade de vida aos canoenses.”
A Consulta Popular é um instrumento de democracia participativa que possibilita que os cidadãos ajudem a decidir sobre investimentos públicos, fortalecendo o desenvolvimento local e regional.