Mais que um serviço, é a garantia de um direito. A Carteira de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA) pode ser solicitada presencialmente na Coordenadoria de Inclusão e Proteção Social, no Centro. O documento é uma importante ferramenta para identificação e atendimento, em casos de emergência, de pessoas com essa condição. Canoas é um dos Municípios autorizados a solicitar a confecção e a entrega do documento, que é emitido pela Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (Faders).
O documento possibilita que a pessoa com TEA seja priorizada no atendimento em estabelecimentos, no transporte público e demais espaços. A carteira também possui um QR Code com todos os dados, como informações sobre saúde, contato dos responsáveis, medicações utilizadas, doenças ou alergias.
Matilde Niendicker, que atua com Recursos Humanos, optou por fazer o pedido do documento na Coordenadoria para ela e a filha Melissa, de cinco anos, também diagnosticada com espectro autista. Ela destacou que a carteira representa uma questão de respeito enquanto ocupa os espaços públicos. “É uma deficiência invisível, mas, se as pessoas souberem, elas podem ajudar. Quem é autista, principalmente mulher, passa a vida inteira sabendo que as pessoas estão te olhando e te julgando”, analisou.
Para ela, poder solicitar o documento de modo presencial é muito mais simples do que fazê-lo pelo portal. “É bem melhor o atendimento aqui na coordenadoria, pois tem uma pessoa que faz o cadastro para ti. Eu já tentei, há dois anos, solicitar direto pelo site. Fiz três tentativas, mas era complicado. Fiquei bem feliz em saber que estava disponível”, salientou.
A CIPTEA foi instituída a partir da lei 13.977 de 2020, conhecida como Lei Romeo Mion. Nela, também foi estabelecido o uso do cordão quebra-cabeça, que é o símbolo mundial do transtorno. Desde 2023, foram realizados somente 33 atendimentos presenciais para a confecção da carteira, que pode levar até 40 dias para ser entregue. Os pedidos feitos pelo portal da Faders foram de aproximadamente mil, de acordo com a instituição.
Os números, no entanto, não refletem a realidade da população com este transtorno no município. “Como não é uma deficiência física, não se percebe. Por isso, estando já laudado, a pessoa portando a carteira passa a ser identificada e pode buscar outros direitos. Mas temos dificuldade de fazer um levantamento dos números de pessoas com espectro autista em Canoas, pois não temos um sistema integrado”, observou o secretário especial da coordenadoria, Vitor Longaray.
Aos interessados, a carteira pode ser solicitada na Coordenadoria, localizada na rua Pedro Weingartner, 238, Centro, de segunda a sexta-feira das 8h às 18h. Para mais informações no WhatsApp (51) 98255.0113. No site da Faders, é possível encaminhar o pedido por meio de um formulário na página: https://shre.ink/8Pvu.
Texto: Anelise Durlo
Edição: Sibeli Fagundes