O Cosmopolita, antigo café do Amadeu, está com nova direção. Lembro do texto que escrevi no primeiro dia em que fui recebido por Gilberto Manfroi, falamos da saudade de seu Amadeu Mota, o português histórico do Café Imperial, que começou no Calçadão da Tiradentes e mudou-se para a Fioravante Milanez, não por coincidência, os dois endereços em esquinas com a Avenida Victor Barreto.
E foi assim que escrevi, após uma Pandemia que assolou o mundo, em setembro de 2021:
Começamos o dia com aquela frase, “naquela mesa está faltando ele”, relacionando a falta que o português Amadeu Mota faz no espaço destinado a ele no Bar e Café Cosmopolita.
E realmente Amadeo não estava lá, fisicamente falando, mas ele fez parte em tudo que vivi neste amanhecer. Fui recebido pelo novo diretor da casa, Gilberto J. Manfroi pedi logo a minha tradicional “meiota” de café preto e bem-passado.
Bah Tchê, que saudade que eu estava disso tudo, desde o decreto em maio de 2020 que eu não repetia essa tradição ao amanhecer. Não foi só o Amadeo que não estava lá, faltavam muitos, alguns não estão mais nesse plano astral, outros ainda não sabem que o Amadeo voltou e tem um espaço exclusivo para matar a saudade do companheirismo e da tradição.
O Cosmopolita oferece isso tudo, e muito mais, confesso que fiquei encantado, espero que quando lá voltar, mais amigos tenham redescoberto o rumo da prosa e do verso. Afinal, somos os sonhadores que vamos mudar o mundo, planos são o que não faltam em nossos encontros.
O Cosmopolita está lindo, a proposta é diferenciada e junto ao tradicional ficará ainda mais agradável. Decoração impecável, equipe qualificada e de quando em vez, entre um olhar e outro, juro que vi o Português Amadeu sorrindo e alegre em ser lembrado a todo o momento por seus amigos e admiradores.
Lendas não morrem, viram prosa & verso.
Não, naquela mesa não estava faltando ele.
Quer uma sugestão de um lugar agradável?
Eu tenho, vá no encontro da Avenida Victor Barreto com a Fioravante Milanez.
SOB NOVA DIREÇÃO
Ontem, meu amigo especial Gilberto Manfroi vendeu o Cosmopolita, fez questão de nos apresentar os novos proprietários. Gilberto é, elegantemente, formal e gosta das coisas bem-feitas. Parece simples o ato dele, em apresentar a nova direção aos clientes, mas não é.
É um desejo que as várias confrarias de amigos ali permaneçam, então, nada mais justo que criar uma intimidade, clientes e nova direção da casa. Bonita a atitude de nosso amigo Gilberto.
Os nossos novos anfitriões serão Fábio Alves, sua esposa e sócia Michelle Nievirsoki, eles são administradores do Que Tal Café, situada na Galeria Martini e, agora, estarão no comando da Cosmopolita. Fábio Alves é um empresário que começou no centro de Canoas em 1998, no ramo do vestuário e moda, iniciando sua experiência em cafés no ano 2003 na própria Via Porcello, esteve à frente da administração da Amo Café até o ano de 2018. Já em 2019 abriu o Que Tal Café, na rua quinze de janeiro, 231, Galeria Martini.
Com 20 anos de experiência, Fábio já esteve à frente de cafeterias na Ulbra, em Esteio e Porto Alegre, ganhando vasta expertise no ramo.
Por fim, Gilberto agradeceu os bons tempos de Cosmopolita com a seguinte declaração: “Na vida existem muitas coisas que passam, se transformam e se vão. No Cosmopolita, meu trabalho terminou. Sou muito grato a todos que colaboraram para o sucesso de empreendimento. Ao Fabio e à Michelle, fica a missão de manter e, porque não, subir a régua”.
4 Respostas
Parabens filho.
Te desejo todo o sucesso.
Vc merece és um guerreiro.
Deus te abençoe nesta nova historia de tua vida.
Muitas vezes Deus tira algo e recompensa com algo melhor.Te amo
Parabéns e sucesso nessa nova jornada 👏🙏
Que Deus abençoe 🙏
Incrível moro a quase cinquenta anos em Canoas e nunca fui no Cosmopolita, adoro um bom café, um lugar aprazível, mas irei esse ano ainda , desejo Fábio e a Michele muito sucesso, como falou o antigo proprietário o Manfroi, que eles consigam elevar o nível da régua, abraço, sorte e sucesso.
Sucesso Fábio e Michelle em sua nova caminhada!