Cris Moraes, o Prefeito Interino | “É necessário cautela, pois temos a responsabilidade de não errar”

Clique para ouvir esta notícia

O Café com o Aldeia Notícias bateu um papo com Cris Moraes, que assumiu como prefeito interino de Canoas na sexta-feira (24), pelo afastamento do Prefeito Jairo Jorge e diante da impossibilidade do vice-prefeito Nedy de Vargas Marques assumir por estar hospitalizado.

Pedimos um pequeno balanço da semana em que Cris Moraes respondeu pelo executivo municipal. Ele nos falou que está ciente que seu trabalho é até uma solução da questão sucessória ou do retorno do titular eleito. Mas que está dando seu melhor e assim o fará enquanto estiver no exercício da função, vejam o que nos falou o prefeito interino:

 Como o senhor vê o momento político de Canoas?

É um período de incertezas. A cidade vive um momento delicado devido ao afastamento do prefeito eleito e a ausência do vice-prefeito por motivos de saúde. Na condição de prefeito interino, tenho a obrigação de manter a prefeitura funcionando, garantindo que os serviços e entregas à população não parem. E é exatamente isso que estou fazendo.

Como tem sido o seu dia como Prefeito Interino, por exemplo, inaugurar uma etapa da principal obra da Gestão, a Perimetral Oeste?

Os dias como prefeito têm sido intensos, começando cedo e terminando tarde. São inúmeras atividades, reuniões e decisões ao longo do dia para manter a cidade funcionando. Inaugurar uma etapa crucial do trecho 7 da Perimetral Oeste, traz alegria e, ao mesmo tempo, muita responsabilidade. Há muitas obras que já estavam prontas na administração, e como prefeito interino, é minha responsabilidade entregá-las à população.

Qual a diferença entre Legislar e Executar, ou seja, de fiscalizar a ser fiscalizado?

As ações do Legislativo e do Executivo são similares, embora diferentes. O Legislativo fiscaliza, permitindo que a vontade do contribuinte seja materializada na entrega do Executivo. Enquanto o Legislativo pensa e fiscaliza, o Executivo ouve a população, pensa em como entregar os serviços necessários e realiza as ações. A parceria entre esses poderes é crucial para o bom funcionamento da cidade.

Como é ser prefeito com um prazo indefinido, sem ter a certeza do amanhã?

Ser prefeito com um prazo indefinido, sem a certeza do amanhã, é extremamente desafiador. Cada dia é uma responsabilidade enorme, mas estou me dedicando para administrar da melhor maneira possível. É necessário cautela, pois temos a responsabilidade de não errar, mas, enquanto gestor, precisamos dar celeridade aos processos, para proporcionar o bem-estar aos cidadãos e fazer a cidade funcionar. Agradeço ao corpo técnico dedicado, eficiente e comprometido, pois sem eles a qualidade da administração não seria possível.

Na semana que chega, ou o prefeito Jairo Jorge pode retornar pela justiça, ou o vice-prefeito Nedy sair do hospital e reivindicar o cargo, como será a sua volta à Câmara?

Com um recurso aceito pela justiça e o retorno do prefeito eleito Jairo Jorge ou a melhora do vice-prefeito Nedy, e eu, na condição de prefeito interino, fazendo a transmissão de cargo, minha volta à Câmara será para retomar minhas funções legislativas. A Câmara é o local dos grandes debates, onde conheço cada colega e tenho a função de presidir, uma tarefa nobre, mas não fácil. É o local em que fui eleito para estar e para proteger, e para garantir os direitos e o bem-estar dos animais.

O senhor pegou uma semana de governo movimentada com muitas obras foram inauguradas, fale um pouco disso?

Realizamos a entrega da reforma elétrica do Centro de Esporte e Lazer (CEL) São Luís, a revitalização das praças São Vicente III, no bairro Olaria, e da Paulino Cândido Vignochi, no Fátima, assinamos as ordens de início (OIS) de obras em três praças da cidade. Duas delas passarão por revitalização, a Antônio Barônio, no bairro São José, e a Prosperidade, no Estância Velha, e uma nova será construída, a Conde d’Eu, no bairro Rio Branco. Também inauguramos o novo ambulatório do MiniZoo, no Parque Municipal Getúlio Vargas, e entregamos mais uma etapa da Perimetral Oeste, a maior obra da história de infraestrutura e mobilidade urbana realizada pela Prefeitura. Com a entrega, o fluxo de veículos está liberado nos dois sentidos sobre o Arroio Araçá, no trecho 7 da obra, também entregamos a Cancha de Bocha no Capão de Corvo, uma obra que devolve o local para os bochófilos e bochófilas que perderam sua cancha no grande temporal que atingiu o parque.

Qual sua avaliação da semana à frente do Paço Municipal?

Foi uma semana cheia de entregas e produtiva. Inauguramos uma importante etapa do trecho 7 da Perimetral Oeste, canchas de bocha, praças e começamos finalmente a entregar as emendas impositivas, feitas pelos vereadores. Visitamos escolas, avaliamos a situação da saúde, transporte e fazenda. Recebemos o projeto de código Municipal de bem-estar animal. Uma semana de grandes feitos, realizações e à altura do que Canoas merece.

LEIA SOBRE A POSSE DE CRIS MORAES

Presidente da Câmara assume como prefeito interino de Canoas

 

 

2 Respostas

  1. Nunca tava como vereador kkkk agora tá indo como prefeito nossa milagre!!! Me fala senhor prefeito é cerro tua esposa tá trabalhando no bem estar animal??? Isso não seria nepotismo?

  2. O gosto pelo poder supera o senso do ridículo. Já era para o vice ter assumido, mas esconderam um livro e com isso a desculpa de um vereador estar ocupando indevidamente a cadeira de prefeito. Aceitem que dói menos: Jairo Jorge não vai voltar, Nedy vai assumir e fazer a limpa no secretariado. Só estão adiando o inadiável. Aliás, o ideal seria novas eleições, mas infelizmente só daqui a 10 meses. Até lá, os mesmos problemas de sempre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore