“De galinha a gavião”: Juliana Rosa participa da Feira do Livro de Porto Alegre com debate sobre economia e democracia

Clique para ouvir esta notícia

A jornalista Juliana Rosa, uma das principais vozes do jornalismo econômico brasileiro, participa no próximo dia 6, às 17h30, da 71ª Feira do Livro de Porto Alegre, no Auditório Érico Veríssimo (Rua dos Andradas, 1.085 – 2º andar). Ela integra a mesa “O Brasil pode voar? Conversa sobre economia e democracia”, ao lado do jornalista Fernando Mitre, com mediação de Felipe Vieira. O encontro vai debater os caminhos para o crescimento econômico e o fortalecimento das instituições democráticas no país.

Com mais de 25 anos de carreira, Juliana Rosa acaba de lançar o livro “De galinha a gavião: como impulsionar o voo da economia brasileira”, pela Editora Nova Fronteira. A obra nasce de um termo recorrente no meio econômico, os chamados “voos de galinha”, e propõe uma reflexão direta: por que a economia brasileira voa alto por algum tempo, depois volta para o chão? “É um crescimento econômico de curto prazo que não se sustenta ao longo do tempo. O Brasil tem feito voos de galinha desde a década de 1980, o que tem nos privado de uma qualidade de vida melhor”, afirma a autora.

De forma leve e didática, a autora mergulha em temas como contas públicas, juros, educação, sistema tributário, infraestrutura, insegurança jurídica e comércio internacional – tema quente agora com o governo americano de Donald Trump -, buscando traduzir o “economês” para quem não é especialista, mas quer entender os mecanismos que travam o crescimento do Brasil. “Será que a globalização está morrendo? Como essa reconfiguração do comércio global atinge o Brasil?”, questiona a jornalista.

 

A proposta de Juliana Rosa é ampliar o acesso ao conhecimento econômico para que mais pessoas possam fazer escolhas melhores para a vida, para os negócios e para o país. “O conhecimento, tão desvalorizado atualmente em um mar de fake news, é fundamental para fomentar a cidadania, a democracia e a redução de desigualdades”, diz.

 

Para escrever o livro, Juliana conversou com alguns dos maiores nomes da área, como Gabriel Galípolo (presidente do Banco Central), Pedro Malan (ex-ministro da Fazenda), Ricardo Paes de Barros (um dos criadores do Bolsa Família), Ana Paula Vescovi (ex-secretária do Tesouro Nacional), Bernard Appy (secretário extraordinário da reforma tributária) e a economista Zeina Latif, que assina o prefácio.

Em 2024, a autora recebeu o prêmio “Jornalista Econômico do Ano” pela Ordem dos Economistas do Brasil (OEB). Ela também foi premiada três vezes pelo Maxpress/Jornalistas & Cia como apresentadora do programa mais admirado da TV, o Conta Corrente, da GloboNews, e figurou entre os 50 jornalistas mais admirados do país. Atualmente, Juliana é comentarista nos canais de TV e rádio do Grupo Bandeirantes. “A educação é a principal marca do meu trabalho. Tenho orgulho e compromisso com a responsabilidade que o jornalismo tem na sociedade, principalmente em um país tão desigual como o nosso”, afirma ela.

Serviço:

71ª Feira do Livro de Porto Alegre

Painel: O Brasil Pode Voar? Conversa sobre economia e democracia

Participação de Juliana Rosa e Fernando Mitre e mediação de Felipe Vieira

Data: 6 de novembro (quinta-feira), às 17h30

Local: Auditório Érico Veríssimo: Rua dos Andradas, 1.085 (2º Andar), Centro Histórico – Porto Alegre

Uma Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore