Reconhecimento foi entregue nesta quarta-feira (10), em momento especial ao jurista que não pôde participar da cerimônia oficial
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) recebeu, nesta quarta-feira (10), o desembargador Marcelo Lemos Dornelles, que esteve no campus Canoas para receber o Prêmio Mérito Ulbra, distinção concedida a personalidades que se destacam por sua contribuição à sociedade em diferentes áreas. O jurista não pôde participar da cerimônia oficial, realizada no dia 3 de dezembro, e recebeu a homenagem em visita exclusiva.
Durante a visita, o magistrado destacou a responsabilidade inerente às funções públicas e o orgulho pela trajetória profissional. “Cargos públicos têm uma responsabilidade permanente de cuidado com os processos e as pessoas. Sempre me senti vocacionado e tenho muito orgulho de cada dia de trabalho”, afirmou.
Sobre a homenagem, Dornelles ressaltou a satisfação em receber o reconhecimento. “Fico muito feliz de ter esse reconhecimento. Não pude receber junto com os outros agraciados, pois já tinha uma viagem programada, mas estou tendo esse momento especial aqui”, destacou.
O desembargador também elogiou a evolução institucional da Ulbra e o avanço observado no campus. “A Ulbra vem de uma retomada muito forte, muito importante. Essas relações institucionais, muito bem feitas pelos atuais gestores, mudaram muito a credibilidade”, disse.
“Fiquei impressionado com a estrutura, com a modernidade e com a agilidade com que vocês estão trabalhando”, completou.
O Prêmio Mérito Ulbra integra o calendário institucional da Universidade e reconhece profissionais e lideranças que contribuem significativamente para o desenvolvimento social, científico, cultural e comunitário do país.
Sobre Marcelo Dornelles
Atualmente desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), cargo que assumiu em setembro de 2023, Dornelles possui trajetória marcada pelo serviço público e pela atuação institucional. Bacharel em Direito pela PUCRS, ingressou no Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) em 1996, atuando como Promotor de Justiça em diversas comarcas, entre elas Tupanciretã, Cruz Alta, Canoas e Porto Alegre.
Ao longo da carreira, desempenhou funções de grande relevância, como Procurador-Geral de Justiça do RS em dois mandatos (2015–2017 e 2021–2023), Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, além de ter presidido a Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS). Dornelles também lecionou na UNISINOS e na Escola Superior da Magistratura (AJURIS). Em julho de 2023, foi escolhido pelo governador Eduardo Leite para integrar o TJRS.


















