O Dia D da vacinação contra a gripe, que seria neste sábado, dia 10 de maio, foi adiado em função da previsão do tempo de fortes chuvas na região. O evento foi transferido, a princípio, para o próximo sábado, dia 17 de maio, a confirmar.
A vacinação contemplará todas as idades e grupos e acontecerá das 8h às 17h nas Unidades Básicas de Saúde de Canoas.
COMO FUNCIONA O DIA D DA VACINAÇÃO
No Dia D da vacinação contra a gripe, que acontecerá em todas as unidades de saúde de Canoas, no dia 17 de maio, onde estarão todas abertas para atender a população. Os canoenses podem realizar a atualização do calendário vacinal das 8h às 17h. A ação faz parte da campanha nacional de imunização, que vai até 31 de maio. Para ser vacinado, é necessário apresentar documento com foto, CPF e cartão de vacinação. Agentes comunitários também estarão nas unidades de saúde para prestar esclarecimentos à população sobre a dengue.
Até o momento, pouco mais de 20 mil pessoas foram vacinadas na cidade, menos de 20% do total de pessoas vulneráveis à doença. A meta da Prefeitura é vacinar 138.447 canoenses que fazem parte dos grupos prioritários, ou seja, idosos com 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérperas; professores; trabalhadores da saúde, entre outros. Além da imunização contra a influenza, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população atualize a situação vacinal de outras doenças.
A infecção respiratória por influenza se apresenta em formas leves ou agudas. O objetivo da estratégia de imunização é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade da população. A vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus, além de reduzir o agravamento da doença, as internações e o número de óbitos.
Confira aqui o endereço das unidades de saúde.