Um momento especial para a prevenção e o bem-estar físico e mental da população feminina de Canoas. Neste sábado (16), a Prefeitura realizou o Dia D de Saúde da Mulher em 10 Unidades de Saúde e no Centro de Referência em Saúde da Mulher. “Para mim foi bem importante ter esse horário disponibilizado no sábado porque eu trabalho durante a semana e, muitas vezes, acabo deixando de lado esse cuidado”, elogiou Samara Trindade, 36 anos. Ela fez parte dos 1.262 atendimentos da ação.
Conforme relatório da Secretaria de Saúde, das 8h às 17h, o Dia D contabilizou 294 coletas de material para detectar alterações nas células do colo do útero, 87 solicitações de exames de hemoglobina glicada para o controle do diabetes e 10 testes de gravidez. Também foram realizados 365 acolhimentos e 175 usuárias participaram de atividades coletivas. Além disso, 346 pacientes tiveram a pressão arterial aferida e ainda foram realizados 150 conjuntos de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis, entre elas hepatites B e C, de HIV e sífilis.
Para o secretário de Saúde Jurandir Maciel, apesar da chuva, a ação foi um sucesso. “Como é importante ter um dia especial para que as mulheres possam ser recebidas com carinho, com acolhimento fraterno. Isto traz uma condição de tranquilidade para elas”. O titular da pasta também lembrou que as atividades de terapia integrativa, oferecidas no Dia D, auxiliam nas questões do corpo, mas também colaboram para o psicológico, reduzindo a ansiedade. Ao todo, foram realizadas 52 sessões de auriculoterapia e 45 de reiki, além de rodas terapêuticas.
Na Unidade de Saúde Guajuviras, Cristiane da Silva Pinto, 43 anos, participou da terapia integrativa. Ela aprovou a técnica da auriculoterapia, uma especialidade da acupuntura caracterizada na aplicação de pressão em pontos específicos da orelha. “Eu aproveitei e já tirei umas dúvidas com a enfermeira enquanto ela fazia o tratamento. Foi muito interessante essa troca”.
Esse cuidado de forma integral também foi ressaltado por Renata Severino, gestora da Unidade de Saúde Guajuviras, assim como a conscientização e cuidados preventivos. Além de solicitar mamografias, a US realizou análise das mamas. “Conseguimos com o exame clínico já detectar alguma alteração. Então, lembramos as mulheres que a partir de 40 anos façam a mamografia”, alertou.
No CRSM, o foco foram os cuidados ginecológicos e planejamento familiar, conforme a gestora Carmem Rosani dos Santos. “Hoje quatro ginecologistas realizaram consultas que foram agendadas durante a semana”, explicou. As Unidades de Saúde Mato Grande, Estância Velha, União, Praça América, Igara, Niterói, Fátima, Santa Isabel e Concoban também participaram da ação.
Texto: Nathália Ely
Edição: Clarissa Colares