DIA DAS MÃES | O amor materno é maior força conhecida na vida

Clique para ouvir esta notícia

Hoje o CAMINHOS DA VIDA, recorda a caminhada dos recuperandos que por uma ou outra vez recaem em sua luta. A queda faz parte, ela não deveria acontecer, mas aconteceu, então, a quem recorrer?

Às mães, eles representam o amor maior e a força materna é uma poderosa aliada para reencontrar o caminho.

Na reflexão de hoje a reflexão nos leva, novamente, para o lugar que salvou minha vida, boa leitura.

Felizes recaídos…

… que retornam para a Renascer, neste depoimento muito parecido com “A volta do filho pródigo”, mas, nesse caso, a figura central é a mãe, não pai. O filho (recaído) é o residente que retorna após uma caminhada de dez meses e que tropeçou em decorrência de alguma coisa. E a mãe é a Renascer que aceita o filho de volta com amor para, juntos, procurarem encontrar em que ponto ocorreu a falha (se é que houve) que gerou o tropeço.

Tenho visto muitos companheiros retornarem para a Renascer…

E, por que retornam?

Poderiam procurar outra comunidade ou clínica, mas não. Volta e meia, lá está um companheiro de volta, subindo a lomba, para, novamente, desfrutar daquele lugar encantado onde um adicto ajuda o outro a encontrar o caminho do autoconhecimento e, com isso, alcançar a melhora do ser.

A malfadada recaída faz parte de nossa doença e não se configura em uma falha no tratamento. Quando isso ocorre com um filho da família Renascer, lá está a mãe amorosa, porém consciente, de que às vezes vai precisar ser dura para mostrar a esse filho que é no tripé Espiritualidade, Trabalho e Disciplina que ele vai reencontrar o caminho abençoado dos Doze Passos.

Vejo familiares preocupados com os recaídos que retornam para a mãe Renascer. Não deveriam, pois ele está em boas mãos e em companhia de seus irmãos novamente. Pior seria se não se desse conta de que precisava, novamente, de ajuda e prosseguisse no processo de destruição nas drogas. Ele está voltando para quem o entende e pode lhe mostrar que essa nova experiência vai ensiná-lo como acertar o caminho novamente.

Sejam bem-vindos, felizes recaídos. E fiquem sabendo que depois de Deus, o amor de mãe é maior força conhecida na vida.

IMPORTANTE

Este é um dos muitos textos sobre recuperação da dependência química e do álcool que escrevi durante os 20 anos de minha caminhada rumo a sonhada sobriedade. Não sei se alcançarei, sobriedade é muito mais que parar com o uso do álcool e das drogas, mas estou no caminho certo. O projeto é um livro, ele vai sair, se possível, lançado na Feira do Livro de Canoas ainda este ano.

Por enquanto, todos os domingos irei colocar um dos textos em nosso site, se ajudar alguém que estiver procurando ajuda, já estarei gratificado.

BOM DOMINGO E FELIZ DIA DAS MÃES PARA TODOS!

Na foto, minha mãe dona Ione Leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore