As escolas municipais de Canoas vão contar com um sistema de reconhecimento facial eletrônico de estudantes que representará mais segurança para a comunidade escolar, melhor controle sobre a frequência de estudantes e mais economia para o Município. O sistema faceSchool foi apresentado na manhã de sexta-feira (16) para diretores de escolas municipais de Canoas, pela empresa que o desenvolve.
Quando o projeto for implementado por completo em Canoas, as escolas municipais receberão equipamentos de leitura facial dos estudantes e pais e responsáveis poderão utilizar um aplicativo para telefones celulares que faz a integração dos dados e facilita a comunicação com as escolas. Basta o aluno se colocar em frente ao equipamento por alguns segundos para ter sua presença registrada. Os pais e responsáveis receberão uma notificação sobre a presença do aluno na escola, e professores e gestores terão à disposição os indicadores de cada turma.
Estas informações vão auxiliar os gestores no planejamento das atividades escolares até na otimização de recursos, como a produção de merenda adequada ao número de estudantes presentes a cada dia. “Essa tecnologia ainda poderá ajudar a identificar mais facilmente casos de risco de evasão escolar. E, para os pais e responsáveis, a informação de que o aluno está de fato presente na escola será mais uma garantia de segurança”, comentou a secretária municipal da Educação, Beth Colombo.
“O ponto alto desse sistema é a segurança, que é algo que a gente busca e necessita cada vez mais”, disse a secretária adjunta Administrativa e Financeira da Secretaria Municipal de Educação, Susiane Nabinger da Silva.