Muitas cores, brilhos e sorrisos no rosto de militantes e simpatizantes da causa LGBTQIAPN+ marcaram a retomada da Parada Livre de Canoas, após o período de pandemia. Com o tema “Todas as cores e formas de amores”, a 11ª edição do evento levou cerca de quatro mil pessoas ao Parque Eduardo Gomes nesse domingo (19).
A diversidade, liberdade e luta pelo fim da violência contra a população LGBTQIAPN+ foram algumas pautas do evento, que contou também com apresentações artísticas e culturais. A programação teve mais de 20 atrações de dança, shows, DJs, drags, dublagens, performance, entre outros.
Para o prefeito Jairo Jorge, a Parada Livre de Canoas representa a diversidade, a liberdade, a igualdade e a tolerância. “É com muita alegria que nós confirmamos aqui a nossa 11ª Parada Livre de Canoas, que começou em 2009. E é por isso que nós estamos aqui, apoiando as bandeiras desse arco-íris da comunidade LGBTQIAPN+, acreditamos no amor, na liberdade e na universalidade”, salientou.
Retomada
“Tivemos a última edição em 2019 e, em função da pandemia, não havíamos mais realizado o evento. É uma retomada que marca a força do nosso movimento, que luta diariamente por direitos e pelo fim da violência contra a população LGBTQIAPN+, destacou a presidente do Conselho Municipal LGBT, Jeaniffer Alves.
A artista Caroline Rogê frisou que participar da Parada Livre tem um significado muito importante. “Eu faço show em Canoas desde a primeira Parada Livre na cidade. É um momento importante pra gente mostrar a nossa cultura, a nossa arte, e também ajudar a mudar a cabeça do povo que precisa mudar a mentalidade e ver que nós somos seres humanos felizes e alegres”, reforçou.
O DJ Tiago Thi, uma das atrações e responsável pelas apresentações artísticas e culturais, frisou que o evento é de extrema importância para o movimento. “É sempre uma honra participar da Parada Livre, além de uma felicidade de saber que cada vez mais temos nossa voz. Já são cinco anos que me apresento em Canoas, cidade que amo, que me sinto acolhido e valorizado”, afirmou.
Serviços
O evento contou com a oferta e orientação de autoteste para detecção do HIV e informações sobre prevenção de ISTs com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de informações sobre atendimentos e agendamentos de consultas no Ambulatório T de Canoas. O Governo do Estado proporcionou formulários para concessão de gratuidade para confecção de documentos (retificação de nome).
A 11ª Parada Livre foi organizada pelo Conselho Municipal LGBT, pelo Fórum LGBT de Canoas e pela Prefeitura de Canoas, com apoio da Trensurb, Mix FM e Governo do Estado. A Prefeitura de Canoas apoiou o evento de forma institucional, com a cessão do local, montagem do palco, organização do trânsito, segurança, cadeiras, banheiros químicos e licenças eventuais (para comercialização de produtos no local), entre outras colaborações estruturais.
Texto: Daniele Brito
Edição: Carina Jung