Das praias do litoral do Rio Grande do Sul às águas da costa de Talcahuano, região turística a sudoeste de Santiago, no Chile, três estudantes gaúchos começaram a escrever sua jornada. Aécio Brumel, João Victor Lessa e Leandra Castro são os protagonistas do documentário “Do Atlântico ao Pacífico: Uma Jornada Científica”, que mostra os bastidores da viagem do trio rumo à feira internacional Infomatrix Chile 2023. Junto de seus professores, eles cruzaram a América do Sul para expor ao mundo seus dois projetos que iniciaram em sala de aula.
“Madrugamos algumas noites em Cidreira buscando ideias e no fim valeu a pena”, conta Aécio Brumel, 22 anos, técnico de informática pela QI Escola Técnica. Quando foi convidado pelo professor a participar da QITEC, projeto de iniciação científica modelado como uma feira de ideias, Aécio foi cético. Para ele, o que estava por vir era distante: “Era improvável, muito difícil. Nunca considerei viajar para fora e conhecer outros lugares como um pesquisador brasileiro”, relembra o estudante. Buscando cuidar de sua saúde mental, ele ainda não sabia que as dores que enfrentava originariam uma ideia premiada.
O “D’Boas App”, desenvolvido por Aécio e João, é simples: o usuário escolhe uma carta de forma aleatória, com instruções que visam amenizar os sintomas desencadeados por Ansiedade Paroxística Episódica, comumente conhecida como Síndrome do Pânico. A carta pode indicar exercícios práticos de respiração, uma mensagem de acolhimento, entre outros. “Aprendi essa estratégia com a minha psicóloga e me ajudou muito. Só não dá para andar sempre com um baralho por aí, né?”, brinca o pesquisador, que encontrou na criação do aplicativo uma solução criativa.
Além do “D’Boas App”, que ganhou medalha de ouro na Infomatrix Chile 2023, a garrafa de água eletrônica “Volcano Waves”, ideia da estudante Leandra Castro, 21 anos, conquistou medalha de bronze. O conceito é básico: uma garrafa com alarme sonoro e visual que ajuda o usuário a se hidratar corretamente. “Ela encontrou uma solução simples para um problema universal”, conta Rodrigo Barreto, professor e coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling. “É incrível observar o momento em que os alunos percebem que é possível colocar uma ideia em prática e transformá-la em uma solução que ajude as pessoas. A dedicação atinge outro nível”, acrescenta Barreto, orientador dos projetos. O Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling, que celebra uma década de existência em outubro deste ano, já acumula 100 prêmios em competições científicas internacionais, consolidando-se como um ambiente fértil para o desenvolvimento de jovens talentos.
“Do Atlântico ao Pacífico: Uma Jornada Científica”, resume em aproximadamente duas horas a viagem que ficará para sempre na memória de Aécio, João e Leandra, agora formados e inseridos no mercado de trabalho. Daniel Vieira, gestor de marketing da QI e diretor do documentário, dá a sinopse: “A ideia do documentário é mostrar as experiências envolvidas em expedições científicas, incentivar que mais estudantes possam desenvolver projetos e mostrar como a educação transforma a vida deles para sempre“, conclui. O documentário será exibido inicialmente para jornalistas convidados e terá sua estreia oficial na comemoração do aniversário de 10 anos do Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling.
Sobre a QI:
A QI é uma instituição de ensino gaúcha formada por duas bases: a FAQI, Faculdade QI Brasil, com Nota Máxima Institucional reconhecida pelo MEC, e a QI Escola Técnica, referência em empregabilidade. Com 34 anos de experiência de ensino, a QI formou mais de 150 mil estudantes entre cursos técnicos, profissionalizantes, graduação, pós-graduação, inglês e cursos livres. Visando incentivar novos pesquisadores, criou o Centro de Pesquisa e Inovação Joseph Elbling, que além de apoiar os estudantes com o desenvolvimento e a orientação de projetos acadêmicos e científicos há 10 anos, já conquistou 100 prêmios em feiras nacionais e internacionais.
INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Pedro Del Fabro
@navecomunica
pedro@navecomunica.com.br
(51) 9 9814.1799 (WhatsApp)