Dr. Álvaro Fernandes assume como Diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora das Graças

Clique para ouvir esta notícia
Álvaro Alberto Azevedo Fernandes é o novo Diretor Técnico do Hospital Nossa Senhora das Graças. Natural de São Paulo, nasceu em 17 de agosto de 1968 e formou-se em Medicina pela Instituição Lusíadas, em 1992. Com uma trajetória acadêmica diversificada, também cursou Letras (USP – 3 anos), Direito (Instituto Toledo – 3 anos) e Filosofia (Unisinos – 3 anos). É médico emergencista, cirurgião vascular e cirurgião geral, acumulando 30 anos de experiência em atendimentos de emergência.
Fernandes também ocupa o cargo de Diretor Técnico do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e teve um papel fundamental no enfrentamento das enchentes de maio de 2024. Seu comprometimento e liderança na evacuação de cerca de 400 pessoas, garantindo a segurança de pacientes e profissionais, foram reconhecidos com a distinção “Mérito Guardião da Vida”, concedida pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS).
Agora, à frente da Direção Técnica do Hospital Nossa Senhora das Graças, Fernandes avalia que este é um momento de unir as forças dos dois hospitais que estão já unidos fisicamente. Uma medida estratégica das duas casas de saúde sob sua responsabilidade técnica com o compromisso de qualificar os serviços.
“Com essas duas diretorias técnicas e visualizando as duas instituições, é possível obter o sentido de uma gestão mais efetiva para os pacientes que precisam nesse momento, até fazermos essa transição de separar novamente os hospitais”, explicou Fernandes. De acordo com ele, esta responsabilidade é uma demanda em acordo com Conselho de Medicina, dentro da responsabilidade técnica dos hospitais e que vem desde maio quando aconteceu a inundação. Ele acredita que é o momento de gerar resultados assertivos nessa fusão de instituições.
Enquanto Canoas e região aguardam pela reconstrução do Hospital, no bairro Mathias Velho, a Emergência no Graças é gerida pelo HPSC desde 27 de janeiro e conta atualmente com 77 leitos divididos entre UTI, sala vermelha e observação, além de duas salas cirúrgicas. O Hospital Nossa Senhora das Graças permanece com seus atendimentos ambulatoriais em consultas, diagnósticos, internações e cirurgias, SUS e Convênios. Sobretudo, é uma medida que visa a reduzir a lotação dos espaços e diminuir o tempo de espera.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore