Dr. Júlio Dornelles de Matos, um legado que inspira

Clique para ouvir esta notícia

A trajetória do  à frente da Santa Casa de Porto Alegre é daquelas que inspiram. Com 48 anos de dedicação à instituição, ele se prepara para encerrar um ciclo notável como diretor-geral, com previsão de conclusão até o dia 30 de novembro. Um ciclo que deixa um legado inspirador de liderança, governança e um comprometimento incansável com a saúde pública do nosso estado.

Aprendi muito com o Dr. Júlio. Ao longo dos dos meus mandatos como deputado federal, nossa relação de respeito e parceria me fez entender com mais profundidade o tamanho da Santa Casa de Porto Alegre, a complexidade do seu funcionamento e a grandeza da sua missão. Quem tem a oportunidade de ouvir o Dr. Júlio falar da Santa Casa passa a admirar imediatamente a instituição — comigo não foi diferente. Passei a ter um carinho imenso por tudo que ela representa.

A sua gestão foi marcada por conquistas históricas. Com visão estratégica e capacidade de diálogo, ele e toda a equipe diretiva, liderada também pelo provedor Alfredo Englert, sempre apostaram na união de forças para garantir o crescimento sustentável da Santa Casa, que hoje é reconhecida nacionalmente como uma das melhores instituições hospitalares do Brasil a da América Latina.

Em todos os meus mandatos como deputado federal, a Santa Casa de Porto Alegre esteve entre as minhas prioridades para destinação de investimentos. Não canso de repetir: investir na Santa Casa de Porto Alegre é investir na saúde de todos os gaúchos. Basta passar na frente da instituição e ver a origem de todos os veículos que ali chegam trazendo pacientes de todas as cidades do Rio Grande do Sul. Em 2016, conquistei junto à Bancada Gaúcha um investimento de R$ 150 milhões para a modernização das áreas do SUS da instituição, incluindo equipamentos, reformas em UTIs e construção do sistema viário do complexo. Mais recentemente, em 2024, reforcei esse compromisso com a indicação de mais de R$ 20 milhões em recursos junto à Bancada Gaúcha. Todo esse trabalho me fez receber em 2016 um título que tenho muito orgulho: irmão da Santa Casa de Porto Alegre.

Mesmo encerrando seu ciclo na Direção Executiva, o Dr. Júlio continuará contribuindo com a instituição como Irmão, com a mesma dedicação e sabedoria que sempre teve. Seu legado é uma referência para todos nós que acreditamos na saúde pública de qualidade e na construção de parcerias sólidas em prol da vida. Obrigado, Dr Júlio!

*Luiz Carlos Busato | Deputado federal e Irmão da Santa Casa de Porto Alegre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore