Duas novas estações meteorológicas são instaladas em Canoas

Clique para ouvir esta notícia

Duas novas estações meteorológicas automáticas entraram em operação em Canoas. A primeira delas no bairro Guajuviras, na EMEI Anisio Spinola Teixeira, e a segunda na EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig, no Mathias Velho. Os equipamentos profissionais foram instalados por uma empresa especializada na manhã desta quarta-feira (3).

As informações geradas em tempo real serão determinantes para estudos de monitoramento e acompanhamento do tempo e do clima por parte da Prefeitura. As estações meteorológicas serão úteis para a Defesa Civil, a fim de planejar ações e atividades, de forma preventiva, a fim de mitigar danos causados por eventuais fenômenos naturais.

O secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática (Eclima), Igor Sousa, destaca os tipos de informações que são obtidas por meio das estruturas. “As estações possuem sensores que conseguem medir a umidade e temperatura do ar, a pressão atmosférica, os volumes de precipitações, velocidade e direção do vento, a radiação ultravioleta e a luminosidade. Com isso, é possível identificar variáveis extremas de temperatura e de chuva para a emissão de laudos meteorológicos e para a constatação de condições climáticas intensas”, disse.

Obtidas por empresas da iniciativa privada por meio de termo de compensação vegetal, a aquisição das estações meteorológicas não teve custos para os cofres públicos. Somadas as outras duas estações instaladas no fim do ano passado, nos bairros Niterói e Mato Grande, o Eclima agora soma quatro estações automáticas. A expectativa é que outras duas colocadas em funcionamento neste primeiro semestre do ano.

Além disso, Canoas conta com cinco pluviômetros para medição de chuva atráves do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e duas outras estações meteorológicas completas a partir de convênio com a MetSul Meteorologia.

 

Guarda Municipal detém homem por tráfico de drogas

Um homem, de 33 anos, foi detido por agentes da Guarda Municipal (GM) de Canoas na manhã desta quarta-feira (3), no bairro Mato Grande. Em patrulhamento de rotina, por volta das 9h30, uma equipe da GM localizou um grupo de moradores de rua em atitude suspeita, na rua Davi Canabarro.
Durante a identificação e revista pessoal, os guardas localizaram 53 pedras de crack e a quantia de R$ 110,15, com um dos suspeitos. O homem detido foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

 

Prefeitura adota ações para inibir concentração de usuários de drogas no viaduto da Metrovel

 

Ações estratégicas para solucionar transtornos ocasionados pela concentração de usuários de drogas no antigo prédio da Metrovel e nas imediações são foco de atenção da Prefeitura de Canoas. Ações preventivas e rondas ostensivas estão sendo executadas, pela Secretaria Municipal de Segurança Pública, para inibir a permanência em imóveis abandonados na região central e a atuação desse público nas sinaleiras de trânsito na avenida Getúlio Vargas.

A abordagem dos indivíduos contribui ainda para a constatação da situação jurídica de cada um deles. “Com a identificação destes cidadãos é possível saber quem são essas pessoas e com isso até localizar eventuais foragidos do sistema prisional ou com mandado de prisão expedidos pela Justiça. Há uma inquietação também da população e dos motoristas com as abordagens feitas pelos usuários de drogas na sinaleira”, afirma o secretário de Segurança Pública, Marcelo Pitta.

Diversos outros movimentos estão sendo preparados pela Prefeitura em conjunto com outros pastas. “Já realizamos a retirada de entulhos debaixo do viaduto pelos Serviços Urbanos. Por meio de uma gestão integrada ainda vamos fazer o posterior encaminhamento de usuários de drogas para atendimento junto à Cidadania. Com a Habitação, queremos notificar os proprietários desses imóveis privados para que realizem o cercamento ou coloquem um serviço de guarda”, destaca Pitta.

Na tarde desta terça-feira (2), novamente, a Guarda Municipal esteve no endereço do imóvel em ruínas realizando nova operação para abordagem de eventual presença de pessoas no local. Dois catadores de lixo foram identificados pelos guardas em uma construção do lado do prédio da Metrovel. “Está sendo realizado um procedimento de identificação e revista para a busca de eventual ilícito. Ainda orientamos que não fiquem concentrados nas sinaleiras e não permaneçam no imóvel”, explica o agente da Guarda Municipal, Eder Martini.

 

Assistência Social entrega donativos para famílias vítimas de incêndio

 

No bairro Mathias Velho, três famílias atingidas por um incêndio de grandes proporções estão buscando um recomeço. Com apoio de doações da comunidade, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) promoveu a entrega de donativos para os moradores que perderam tudo durante as chamas. A ocorrência foi registrada na noite da véspera de Natal, em um terreno na rua Martin Luther King, onde havia três casas de madeira.

A entrega de donativos por parte da SMAS busca auxiliar às famílias que tiveram perda total das construções de madeira durante o sinistro. “Este ato de solidariedade fortalece nossos vínculos com a comunidade em que vivemos. Além disso, ensina que a solidariedade ainda é o melhor remédio para os momentos difíceis que qualquer um de nós corre o risco de viver”, declarou a secretária da SMAS, Luísa Camargo.

“Foi terrível porque pegou fogo em tudo. Aqui ainda tinha uma gestante e tiveram que tirá-la pela janela. E fez um mês que meu filho tinha comprado a casinha dele e agora perdeu tudo”, disse a moradora Daiane Rodrigues Dutra, de 41 anos.

Os moradores em situação de vulnerabilidade receberam ajuda com roupas, calçados, itens de higiene e limpeza e utensílios domésticos. A população interessada em ajudar pode entrar em contato com a SMAS, no telefone (51) 3236 2527, ou Defesa Civil de Canoas onde podem ser entregues os donativos na sede do órgão, na rua Bandeirantes, 450, no bairro Nossa Senhora das Graças. Ainda é possível agendar a busca, pelos telefones (51) 3476-3400 ou (51) 99322-5764.

Texto: Fábio Radke  /  Dayane Mascitti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore